A humanidade cresceu ao lado de plantas e estamos bastante acostumados a vê-las paradas ali, sem fazer muita coisa. Por isso, é comum as vermos como objetos inanimados que não são capazes de nada além de crescer mais alto, serem comidas e murchar. No entanto, esses membros do reino vegetal são capazes de fazer algumas coisas impressionantes. Que tal explorarmos algumas?

1. Plantas sabem que horas são

horas

Você pode estar ciente de que os seres humanos e os animais têm uma espécie de relógio interno chamado de ritmo circadiano. Mas você sabia que as plantas também têm um relógio parecido? Isso significa que elas podem se preparar para determinados momentos do dia, assim como nós fazemos. Por exemplo, as plantas não reagem apenas à luz que aparece ao nascer do sol. Eles “sabem” que o nascer do sol está chegando e então se preparam biologicamente para isso.

2. Noção do perigo

Cakile maritima

A eruca-marítima (Cakile maritima) é uma planta que já é estranha o suficiente pela sua capacidade de crescer na areia da praia. Porém, ainda mais interessante é o fato que ela é bastante exigente com seus vizinhos. Isso porque ao perceber que uma planta que está crescendo perto dela e não pertence à sua espécie, a eruca-marítima vai gerar raízes que sugam agressivamente os nutrientes do solo. Se a planta em questão possui algum “grau de parentesco”, ela se abstém de sua agressiva sucção de nutrientes.

3. Enviar um pedido de socorro

sos

Eles podem ser imóveis, mas definitivamente não estão desamparadas quando se trata da invasão de insetos. Algumas plantas têm uma linha de defesa bastante impressionante contra seus inimigos: quando sentem que estão sendo mastigadas, liberam uma substância química no ar que atrai o inimigo natural do inseto invasor. O inimigo desce e ataca o bicho, salvando assim a planta de ser devorada. Que coisa, não?!

4. Comunicação via raízes

raízes

Pesquisadores descobriram que as plantas têm a capacidade de se comunicar com uma rede subterrânea formada por fungos. Esta rede de fungos pode servir a planta de várias maneiras. Um estudo descobriu que as plantas do tomate eram capazes de usar a teia de fungos para alertar umas às outras sobre a infestação por fungos nocivos. Não só isso, mas eles também podem prejudicar plantas indesejáveis, espalhando produtos químicos tóxicos através dos fungos. Parece que o mundo das plantas já tinha descoberto a Internet muito antes de nós…

5. Produzir cafeína

abelha

Aparentemente, cerca de 55% das plantas com flores produzem cafeína em seu néctar. As abelhas são mais propensas a ir na direção do néctar cafeinado e ficam realmente excitadas com isso. É provável que as plantas produtoras de cafeína atraiam muitas abelhas de propósito, já que assim as abelhas garantem que o pólen se espalhe.

Você conhecia todas essas informações empolgantes? Comente!!!