Já dizia o ditado: se a vida te der limões faça uma limonada! E realmente não é difícil prepará-la. Basta água, açúcar, limões, enfim… A receita não mudou muito em todos esses anos e a bebida permanece até hoje como uma das mais consumidas no mundo, principalmente em regiões tropicais devido ao seu sabor refrescante.

A origem exata do limão em si não tem sido fácil de determinar. Estudos recentes revelam que a descoberta de folhas fossilizadas na província chinesa de Yunnan pode provar que os cítricos existem desde o final do Mioceno, quarta época da era geológica Cenozoica, cerca de 8 milhões de anos atrás.

O registro mais antigo do precursor da limonada vem da costa mediterrânea do Egito medieval do século XIV. O Kashkab, como era chamado, era uma bebida feita de cevada fermentada, folhas de hortelã, arruda, pimenta preta e folhas de cidra. Enquanto a cidra (fruta parecida como um limão, porém maior, com uma casca super espessa e pouca polpa ou suco) era provavelmente conhecida pelos antigos judeus e por todo o Mediterrâneo antes da época de Cristo, não há provas de que os limões já fossem usados antes da era pré-islâmica.

Agora que você já conhece o “pai” da limonada como conhecemos, vamos avançar para a Europa do século XVII. A limonada estreou em Paris em 1630. Feita de água com gás, suco de limão e mel, os comerciantes a vendiam em tanques amarrados nas costas. Embora popular em toda a Europa, a limonada tornou-se tão elegante em Paris que em 1676 os vendedores a incorporaram e formaram até um sindicato!

llimões

A contribuição da Grã-Bretanha para a “mania da limonada” veio através do químico Joseph Priestley, que inventou um aparelho para fazer água gaseificada. Na década de 1780, Johann Schweppe, um joalheiro germano-suíço, desenvolveu um novo método de carbonatação usando uma bomba de compressão, o que tornou a produção em massa mais eficiente. Na década de 1830, a pronta disponibilidade da limonada efervescente produzida pela fábrica de Schweppes e vendida em vários mercados acabou “quebrando” as barracas de limonada da Europa.

Para completar esse ciclo mundial, a limonada chegou à América junto com a onda de imigrantes europeus no século XVIII e na época chegou a ser tratada até mesmo como uma alternativa ao álcool! A partir daí a bebida virou tradição e hoje podemos preparar essa delícia em praticamente qualquer parte do mundo.

Você sabia que a limonada tinha toda esta história por trás? Comente!