Diplomata? Embaixada? Não faz a mínima ideia do que (ou de quem) é um ou o outro? Calma, nós do TriCurioso vamos esclarecer pra você.

A vida é política. Apesar dos estigmas que a palavra carrega, em uma explicação simples, a política é um meio pelo qual instituições e pessoas buscam deliberar soluções para situações e problemas que possam surgir entre estes, de forma a conciliar lados, necessidades e anseios, de acordo com protocolos legítimos.

Diplomacia mapa países diplomata tricurioso

Quando se trata da relação política entre países, um dos profissionais envolvidos nesta questão é o Diplomata. Ele trata de assuntos delicados envolvendo duas nações diferentes, como, por exemplo, em 2015, ano que marcou a história das relações internacionais do Brasil no que se trata do ocorrido com o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira que foi preso e condenado à execução na Indonésia, conforme a legislação vigente sobre tráfico de drogas. O governo de Dilma Rousseff, na época, havia enviado um pedido de clemência, a fim de evitar este tipo de atrito, porém o pedido foi declinado pelo governo da Indonésia.

Diplomacia diplomata tricurioso Marco Archer Cardoso Moreira

Marco Archer Cardoso Moreira, brasileiro condenado à morte na Indonésia. A pena capital aplicada foi o fuzilamento.

Porém, a diplomacia não se refere somente à resolução pacífica de conflitos. também atua nas esferas de cultura, ambiente, administração, economia, e consular diante de outras federações. Para o cargo de diplomata, todas as áreas de ensino superior podem prestar concurso, de forma que garanta um quadro de diplomatas diversificado que irá compor dois dos espaços destinados a tratar a diplomacia do Brasil com outros países: Secretaria de Estado das Relações Exteriores (SERE), localizada em Brasília, e os postos (ou embaixadas), no exterior.

diplomata diplomaciathomaz-napoleao620 tricurioso

Um dos diplomatas brasileiros é Thomaz Alexandre Mayer Napoleão, formado em Relações Internacionais pelo Instituto Rio Branco. se tornou diplomata aos 25 anos, no ano de 2009. Ele trabalha na embaixada brasileira localizada em Moscou, na Rússia.

Diplomacia diplomata tricurioso02

Apesar do salário promissor (por volta de 13.600 reais por mês), o exame para o cargo de diplomata envolve questões sobre as mais diversas disciplinas, fator que diversifica a prova, porém a dificulta muito. A prova contém questões englobando desde História e Geografia, até Direito, Economia, idiomas diversos e Relações Internacionais, entre outros conhecimentos.

E aí, também gostaria de trabalhar para o Itamaraty? Comenta aí pra gente!