Um dos personagens mais queridos e marcantes dos desenhos animados, desde 5 décadas atrás, é o Pica-pau, junto a Tom & Jerry, Coiote & Papa-léguas, Piu-piu e Frajola, Chaves e tantos outros fizeram a infância de gerações e gerações valer muito a pena. Seu jeito trapalhão, esperto e, principalmente, muito engraçado cativava e tirava risos da audiência. O personagem que protagoniza a série Pica-Pau foi criado pelo desenhista Walter Lantz e teve sua primeira aparição no ano de 1940 na película Pica-Pau Ataca Novamente. Este filme recebeu muitos elogios por parte do público e seu sucesso fez com que Lantz criasse uma série toda para se dedicar ao personagem. Ao longo do tempo, o personagem passou por várias mudanças em seu visual e trejeitos, além de passar por uma evolução em sua história. Seu desenho é baseado na espécie Pileated Woodpecker.

pica pau tricurioso curiosidades Pileated Woodpecker

A exibição deste e outros clássicos dos desenhos animados era, sem sombra de dúvidas, uma garantia de pontos no ibope. Vejamos aqui algumas curiosidades a respeito do desenho:

  • Formação de Walter Lantz

pica pau tricurioso curiosidades walter lantz

Lantz nasceu em 1899 e começou a se interessar pelo desenho ainda quando pequeno, por volta dos seus 12 anos de idade. Porém, o primeiro ofício que exerceu foi como mecânico. Em 1928 sua vida mudou quando foi empregado para dirigir “Oswald, o Coelho Sortudo”, um desenho animado que o executivo envolvido na Universal Pictures pegou de Walt Disney. Tempos depois, a Disney recuperou os direitos deste personagem, então Lantz necessitava um novo personagem, foi quando começou sua trajetória com “Andy Panda”.

  • Calçada da fama

pica pau tricurioso curiosidades calçada da fama

Sim, o pássaro mais biruta da face da Terra tem seu nome cravado na calçada da fama! Um feito que poucos desenhos conseguiram, como por exemplo Sininho, Pernalonga, Shrek e Os Simpsons.

  • Risadinha
pica pau tricurioso curiosidades doidão

Pica-pau da década de 40. O pica-pau “Doidão”, favorito de muitos.

A risadinha do Pica-Pau que todos conhecemos já existia antes mesmo da criação do personagem. Quem criou a risada foi o dublador Mel Blanc, apesar de tê-la usado antes para o Pernalonga, que durou por apenas quatro dos episódios de sua série. Após isto, Blanc passou a dublar Pica-Pau, conferindo a ele a famosa risadinha, que se tornou  uma de suas marcas.

  • Prêmios

pica pau tricurioso curiosidades oscar

Pica-Pau não ganhou em nenhum Oscar, porém, o pássaro mais querido pela criançada teve duas indicações na categoria “Melhor Curta Metragem” e “Melhor canção Original”. Walter Lantz já foi premiado com um Oscar Honorário com a recomendação de “levar alegria e risadas para todos os cantos do mundo por meio de suas criações animadas”.

  • Pica-pau, o Filme

Um dos lançamentos mais recentes no Brasil é Pica-Pau o Filme, sendo o nosso país o primeiro país a assistir o filme. Este filme é um Live Action que conta com um Pica-Pau inteiramente feito por computação gráfica. Teve uma bilheteria generosa, de aproximadamente de 21 milhões de dólares, e estreou em 6 de Fevereiro de 2018, nos EUA.

Confira esta recriação do episódio “O Pássaro que veio para jantar” (do ano de 1961), com a colaboração de 70 animadores brasileiros!

E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos, comente pra gente!