Acho que antes da internet se popularizar no mundo, muita gente pedia socorro para o dicionário que, para quem não sabe, (nova geração criada pela internet) é um livro com o significado de todas as palavras usadas no português (a língua varia de acordo com o país). Bom, sempre tento me aventurar em algo novo na minha vida e dessa vez decidi que eu PRECISO aprender inglês a ponto de ficar fluente… Até consigo ler algumas coisas, mas preciso aprender mais e por isso tive a brilhante ideia de ler um livro em inglês e ir traduzindo TUDO o que eu não sei com o dicionário. Quando eu estava lendo o livro, pensei quando aquilo poderia ter surgido então decidi trazer para vocês a origem dessa enciclopédia de palavras. Espero que gostem!

De acordo com estudos, a versão mais antiga do dicionário é um tablete em escrita cuneiforme da civilização sumeriana, da antiga Mesopotâmia, e segundo pesquisas ele é datado de cerca de 2600 a.C (Bota antigo nisso). Segundo Ieda Maria Alves, lexicógrafa da USP:

“Eram repertórios de signos, com nomes de profissões, de divindades e de objetos usuais que funcionavam como dicionários unilíngues”

primeiro dicionario

Já no século I, os gregos começaram a criar léxicons para que assim pudessem catalogar os usos das palavras da língua grega e até o utilizavam para esclarecimento de dúvidas e de conceitos, porém, não era organizado em ordem alfabética. Em 1502 era publicado o primeiro volume latim-italiano organizado pelo monge Ambrogio Calepino que passou a incluir até 11 línguas. O livro acabou ficando tão famoso que o nome do monge “Calepino” acabou virando sinônimo de dicionários, como “Aurélio” para os brasileiros.

O primeiro dicionário alfabético em inglês foi criado por Robert Cawdrey em 1604, porém foi Samuel Johnson que compilou o primeiro material amplamente reconhecido e confiável em inglês no ano de 1755. O nome dado ao livro foi “A Dictionary of English Language” (Traduzindo: Um dicionário de Língua Inglesa) e demorou 9 anos para ser completado. Esse modelo foi usado por 150 anos, até o lançamento do “Oxford inglês” em 1884. Vale lembrar que dicionário de Oxford demorou quase 50 anos para ser escrito.

primeiro dicionario 1

No Brasil, o primeiro dicionário só veio a surgir em 1712 e foi escrito pelo padre londrino Raphael Bluteau, radicado em Portugal no ano de 1668. O livro foi denominado Vocabulário Português e Latino”. O dicionário foi composto por oito volumes publicados ao longo de dez anos: volumes 1 e 2 em 1712, volumes 3 e 4 em 1713, volume 5 em 1716, volumes 6 e 7 em 1720 e o volume 8 em 1721. Todos eles foram digitalizados pela IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) da USP e foram disponibilizados na internet em 2008.

O que achou? Comente logo abaixo  e não se esqueça de compartilhar 😀