Há alguns dias fomos ao cinema assistir Os Incríveis 2 e no final da sessão foi inevitável levantar e bater palmas já que o filme foi sensacional! Porém, após o caloroso aplauso eu voltei para casa pensando… Quando será que o aplauso surgiu? Será que alguém o inventou? E isso que iremos descobrir hoje!

Então, esta e mais  uma da lista de origens incertas repletas de teorias. A mais bizarra delas diz que o aplauso surgiu no tempo dos homens das cavernas que o faziam quando tinham caçadas bem-sucedidas. Porém, por lá não eram usadas as mãos para emitir o sim, mas sim as próprias cabeças batendo umas nas outras. Isso teria durado até um certo período quando teria sido sugerido usar as mãos ao invés das cabeças. Bem mais interessante, não acha?

como surgiu aplauso tricurioso 1

Porém, fique tranquilo pois existe uma teoria que faz muito mais sentido. Esta diz que o aplauso surgiu há mais de 3 mil anos e era uma prática religiosa, assim sendo usado para chamar atenção deuses durante rituais de tribos pagãs. Após, durante a Grécia antiga, as palmas eram usadas pelas plateias para invocar espíritos protetores das artes antes de apresentações teatrais. Então, na Roma antiga o pessoal gostou do gesto e começou a utiliza-lo também como aprovação a autoridades durante suas aparições públicas.  A próxima atualização na história do aplauso ocorreu durante o século 18 quando os franceses criaram algo chamado de claque teatral. Este consistia em u grupo de pessoas que eram contratadas apenas para aplaudir durante o espetáculo, assim o restante do público tendia a aplaudir também.

como surgiu aplauso tricurioso 2

Falando de tempos mais atuais, hoje o aplauso é utilizado em apresentações,  palestras, festivais e tem inúmeros significados. Você sabia que quando a plateia bate palmas de forma lenta e sincronizada, significa que está desaprovando o espetáculo? Quando as palmas iniciam lentas e começam a crescer, significa que o público está impaciente com o atraso. Outra forma sarcástica de aplaudir é bater os dedos de uma mão na palma da outra, já uma forma elegante de bater palmas, na verdade consiste em estalar os dedos.  Em concertos musicais, quando o público levanta e bate palmas de forma sincronizada e crescente, significa que querem mais, querem biz!

Você conhecia a origem do aplauso? Comente!