Ande pelas cidades, passeie pelo campo e lá estarão elas vendendo coisas que você nem fazia ideia. Conhecidas como “jidouhanbaiki” (自動 販 売 機), as máquinas de venda já se tornaram símbolo da cultura japonesa e costumam ser bastante visitadas por turistas devido à sua diversidade de produtos. Com certeza deve haver uma boa razão para o Japão ter todas essas máquinas pelas ruas, não é mesmo?

O país tem a maior proporção de máquinas de venda automática por pessoa no mundo. Estimativas dão conta de que haja uma destas pra cada 23 habitantes. A Organização Nacional de Turismo do país aponta que o Japão é atualmente o lar de 5,52 milhões de vending machines! A entidade também afirma que a baixa taxa de criminalidade do país é a principal razão pela qual existem tantas máquinas dessas por lá. Elas podem ser deixadas de fora sem nenhum tipo de segurança especial e raramente são vandalizadas. No Japão, protestos e manifestações raramente terminam em saqueamento, isso ajuda a garantir que as máquinas não sejam danificadas, tornando a manutenção muito mais fácil.

máquinas de venda japão 2

Vai uma banana aí?

Foi durante a década de 1960, quando o país cresceu rapidamente durante os anos do pós-guerra, que essas máquinas se espalharam por todo lugar, oferecendo às pessoas uma maneira fácil de comprar e aos fornecedores, uma maneira fácil de vender. De pão enlatado à bananas, o país abriga uma vasta porção de máquinas de venda incomuns. Elas têm sido usadas até mesmo para vender itens questionáveis como alucinógenos e dispositivos de pirataria. A grande maioria vende cigarros ou bebidas (tanto frias quanto quentes, refrigerantes ou álcool). Isso é um tanto apropriado, já que a primeira máquina de venda automática no Japão, lançada em 1888, vendia cigarros.

O apego dos japoneses pela máquina de vendas também pode ser relacionado com o amor da nação pela tecnologia. Há um elemento crucial nisso, especialmente se considerarmos as mais recentes máquinas de vendas japonesas que apresentam telas grandes que também podem informá-lo sobre o tempo ou eventos atuais. Lá, a tecnologia é usada por conveniência.

máquinas de venda japão 3

Versão moderna das máquinas de venda automática.

O Japão é também o lar de várias grandes empresas de bebidas, incluindo Suntory, Itoen, Kirin, entre outras. As empresas de bebidas precisam de lugares para vender seus produtos e as máquinas de venda automática são uma maneira conveniente e fácil para eles fazerem isso. O mesmo se encaixa para os fabricantes de cigarros.

Essas máquinas podem vender tanto o produto quanto a própria marca da empresa. Os lados das máquinas esbanjam claramente a bebida ou o nome da empresa. Dessa forma, você não apenas sabe que tipo de bebidas são vendidas, mas também é bombardeado pelas propagandas. Nos últimos anos, as máquinas de vendas se tornaram cada vez mais parecidas com outdoors promovendo animes, videogames ou até mesmo personagens de quadrinhos americanos. Outro fator que pode explicar o sucesso das máquinas é o custo operacional. Operar uma máquina de venda automática é muito mais barato do que abrir uma loja tradicional.

máquinas de venda japão 4

Algumas máquinas promovem até os heróis da Marvel.

As máquinas de vendas, portanto, são símbolos não apenas do quão seguro é o Japão, mas também de como é conveniente comprar algo por lá. Precisa de algo para comer ou beber? Não se preocupe! Haverá uma máquina de venda automática por perto. No Japão a tecnologia sempre dá um jeito pra te dar uma forcinha.

Gostaria de encontrar algumas dessas perto da sua casa? Diga nos comentários quais produtos você compraria! 😀