Hoje assistimos televisão em altíssima definição graças a tecnologia LED e suas inúmeras possibilidades, porém não podemos esquecer que o início da era das televisões mais finas e menos espaçosas se iniciou na era da Tela de Plasma, você lembra dela? Pois bem, hoje vamos conversar um pouco sobre a mente brilhante de quem inventou a Tela de Plasma, espero que goste!

Para relembrar esta tecnologia inovadora é preciso informar sua formação. Ela era feita através de uma tecnologia de paineis de plasma, chamados de PDP ou Plasma Display Panel que funcionavam através da ionização de gases nobres – plasma – que eram armazenados em minúsculas células revestidas por fósforo. As televisões de plasma chegaram ao tamanho de 150 polegadas e 2000p, tendo uma ótima reprodução de cores e sendo muito menores que os monitores de tubo e retroprojeção.

quem inventou tela plasma tricurioso 1

O crédito por sua invenção é dado, na verdade, a PLATO Computer System, sendo ela a responsável pela produção do primeiro monitor monocromático feito de plasma, isso ocorreu ainda em 1964 e foi fruto de uma parceria entre a empresa e a Universidade de Illinois onde Donald Bitzer, H. Gene Slottow e o estudante Robert Wilson. Porém, no varejo a primeira empresa a comercializar a televisão de plasma foi a Fujitsu em 1997, este tinha 42 polegadas, resolução de 852×480 e custava US$14.999,00 em sua estreia.

Absurdamente caro, não acha? Eu me surpreendi com o valor… Não esqueça de deixar seu comentário, hein?!