Se você for morar sozinho há pouco tempo ou começou agora a auxiliar sua família a lavar roupas, com certeza deve ter percebido que as máquinas de lavar parecem ter os mesmos painéis de controle que aviões supersônicos. São tantas funções, modos e produtos que é fácil se confundir, algum destes produtos tem sua função no nome como o amaciante, por exemplo, que claramente tem a função de amaciar suas roupas, porém para que serve o alvejante? Devo escolher com ou sem cloro? O TriCurioso, como um bom amigo seu, irá esclarecer.

Em resumo, o alvejante tem a função de tirar as manchas indesejáveis que muitas vezes acabam destruindo suas roupas, além disso também são usados para alvejar, ou seja, branquear os tecidos. A coloração – seja ela manchas, o famoso amarelado em roupas brancas ou outro tipo – acontece em função do movimento de elétrons qe mudam de níveis de energia. o alvejante age como um oxidante, assim fazendo com que o tecido perca elétrons e, como consequência, as manchas e amarelados.

para que serve alvejante tricurioso 1

Atualmente no mercado existem dois tipos de alvejante, um é feito a base de cloro e o outro a base de água oxigenada. O primeiro é o mesmo que água sanitária e age de forma bastante agressiva. Este não deve ser utilizado em roupas coloridas, pois é um produto muito forte e pode mancha-las de forma irreversível.

Já o alvejante a base de água oxigenada auxilia na conservação das cores e dos tecidos em si, como é menos agressivo pode tranquilamente ser utilizado em roupas coloridas. Além disso, apenas ele pode ser misturado com sabão em pó, enquanto o alvejante a base de cloro precisa ser utilizado sozinho. O alvejante a base de água oxigenada deve ser utilizado com água junto ao ciclo de sua máquina de lavar, utilizar água quente garante um desempenho melhor.

Feliz agora ao saber o que faz um alvejante? Comente!