Caso você esteja morando sozinho pela primeira vez ou decidiu começar a auxiliar sua família em casa na hora de lavar roupas, é inevitável se apavorar quando o momento de consultar as etiquetas chega. São tantos desenhos, formatos e negativas que fica complicado interpretar. Por isso hoje viemos contar a você qual o significado dos símbolos nas etiquetas de roupa, espero que goste!

Começamos então pela lavagem com água, nas etiquetas é comum ver algo semelhante a um balde com instruções dentro, estas são muito valiosas para que você mantenha suas peças bem preservadas. Algumas vezes podemos ver este balde com dois riscos logo abaixo, isso significa que a lavagem precisa ser extremamente suave, caso tenha apenas um risco, significa que a lavagem deve ser suave, caso não haja risco nenhum, pode lavar normalmente.

Muitas vezes também existem números dentro desse balde, ele representa a temperatura máxima de água que aquela peça de roupa aguenta, ou seja, se o número for 40, não lave esta roupa em água mais quente do que 40ºC. Além disso, às vezes há uma mão desenhada dentro do balde, isso significa que a peça deve ser lavada somente a mão, caso haja um X sobre o balde, você não pode lavar esta roupa com água.

o que significam simbolos etiquetas tricurioso

Mas e aqueles confusos triângulos? Eles sinalizam qual tipo de alvejante você deve usar. Caso haja apenas o triângulo, você etá livre para usar qualquer tipo, se houver um X sobre o triângulo, você não pode usar alvejantes. Agora, caso hajam riscos desenhado no triângulo, significa que você pode usar alvejantes a base de água oxigenada, porém os que possuem cloro estão banidos desta peça, hehe.

Nas etiquetas também existem uma caixinha com círculo no meio e alguns pontos, o que elas indicam? Elas sinalizam se você pode ou não utilizar a secadora. Quando há o quadrado com círculo e um ponto no meio, significa que você pode usar a máquina de secar em baixas temperaturas, quando existem dois pontos a temperatura pode ser normal, agora quando há um X, você não deve usar a secadora.

Também existem instruções para passar a roupa, quando há um ferro de passar com um ponto no meio, você pode aquecer a peça até 100ºC, porém não deve usar vapor, quando há dois pontos você pode usar o ferro em até 150ºC, o terceiro ponto permite 200ºC e  o X instrui a não passar a roupa.

E por último, existem alguns círculos que representam a lavagem a seco. O círculo com a letra A autoriza o uso de todos os tipos de solventes, com a letra P diz que apenas profissionais devem lavar aquela peça a seco, a letra F instrui a usar apenas hidrocarboneto, o X proíbe a lavagem a seco e o traço abaixo do círculo restringe água, temperatura ou centrifugação. Para memorizar, a imagem a baixo é uma ótima pedida, a imprima e coloque atras da sua máquina de lavar para que, assim, evite cometer erros e estragar suas amadas roupas.

simbolos etiquetas lavar roupas tricurioso

Feliz por ser um perito na arte de lavar roupas? Comente!