“Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”, essa foi a frase dita pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong ao pisar pela primeira vez na Lua lá em 1969. Inclusive, acho difícil você não ter ao menos escutado essa frase na TV ou até mesmo lido em algum livro de história. Ok, sabemos que o primeira pessoa a pisar em território lunar foi Armstrong, mas quantas pessoas será que conseguiram ir para Lua? E qual o nome deles? Bom, é isso que iremos descobrir hoje, aqui no TriCurioso. Espero que gostem!

Em 20 de julho de 1969, na missão Apollo 11 onde Neil Armstrong escreveu seu nome na história, havia outro astronauta que também teve seu pé marcado na Lua, o nome dele é Buzz Aldrin que junto de seu amigo exploraram o território lunar por aproximadamente 02 horas 31 minutos e 40 segundos. Vale lembrar que Neil era empregado da NASA, enquanto Buzz servia pela Força Aérea dos Estados Unidos. Buzz atualmente se encontra com 88 anos e seu nome foi dado a uma cratera na Lua, localizada perto da onde a Apollo 11 pousou, e a um asteroide, o 6470 Aldrin. Neil infelizmente morreu em 2012. Uma curiosidade bem interessante é que além dos dois, havia mais um na espaçonave, tratava-se de Michael Collins que inclusive foi o único da Apollo 11 a não pisar na lua, hoje ele possui 87 anos.

quantos homens piasaram na lua

Nos dias 19 e 20 de novembro de 1969, outros dois astronautas conseguiram escrever o nome nos livros de história na missão conhecida como Apollo 12, sendo eles Charles Conrad que, como Neil, também deixou uma frase bem impactante e um tanto engraçada. Ao pisar na Lua, Conrad disse “Este pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas para mim é enorme. Iuupiii!!” Além disso, o astronauta que faleceu aos 69 anos tinha orgulho de ser o primeiro destro a ter contanto com o solo lunar. O outro astronauta foi Alan Bean que junto de seu companheiro, ficou na Lua por aproximadamente 07 horas 45 minutos e 03 segundos. Vale lembrar que ambos trabalhavam para Marinha dos Estados Unidos.

Na missão Apollo 14, realizada em 5 e 6 de fevereiro de 1971, mais dois homens caminharam pelo território desconhecido, sendo eles Alan Shepard que inclusive foi o segundo homem e primeiro norte-americano a ir para o espaço e Edgar Mitchell que atuou como piloto do módulo lunar Antares na missão que o levou para a Lua. Na Apollo 14 estava também Stuart Rosa que infelizmente não saiu da espaçonave durante a missão. Vale lembrar que ambos ficaram aproximadamente 09 horas 22 minutos e 31 segundos no satélite natural da terra.

quantos homens piasaram na lua 1

(Alan Shepard)

Além desses, os outros astronautas que conseguiram pisar na Lua foram David Scott e James Irwin (Apollo 15, 1971), John Young e Charles Duke (Apollo 16, 1972) e Eugene Cernan e Harrison Schmitt (Apollo 17, 1972). Depois desses, nunca mais tivemos uma pessoa indo a Lua, ou seja, no total apenas 12 homens conseguiram deixar sua marca por lá, interessante, não? O que achou? Comente logo abaixo 😀