Corrida Maluca, ou originalmente “Wacky Races”, é um desenho animado que foi produzido pelos estúdios Hanna-Barbera em 1968. O desenho foi sucesso no mundo inteiro e aqui no Brasil não foi diferente. O enredo da série girava em torno de 23 competidores agrupados em 11 carros que disputavam entre si com o objetivo de ganhar o título de “piloto mais louco do mundo”. Porém, nunca foi mencionado no desenho qual participante foi campeão da competição, nem mesmo no último episódio, mas a boa notícia é que podemos definir (ainda que de forma indireta) quem ficou com o “suposto” troféu.

Primeiro, temos que nos atentar ao fato de que o desenho nunca levou a sério as regras da corrida, muito menos uma tabela do campeonato. Por isso é impossível dar uma resposta com 100% de precisão, já que não existia um sistema de pontuação pré-definido. Além disso, a animação nem sempre apresentava os resultados completos de cada corrida no final do episódio. Na maioria das vezes, apenas os três primeiros colocados eram anunciados. Porém, esses resultados já são suficientes para fazermos algumas projeções interessantes.

corrida maluca carros

Quer personagens mais malucos que esses?

Para descobrir quem foi o campeão, vamos utilizar a tabela de pontos que a Fórmula 1 utilizou em 1968, ano em que o desenho foi criado. As regras da Fórmula 1 entre 1960 a 1992 premiavam os vencedores das corridas com 9 pontos, 6 para o segundo, 4 para o terceiro, 3 para o quarto, 2 para o quinto e 1 ponto para o corredor que chegasse no sexto lugar.

Com as regras devidamente explicadas, vamos aos resultados: a Quadrilha de Morte ficou na terceira posição com 74 pontos, provando que, às vezes, o crime compensa sim. A turma venceu quatro vezes com o sedã característico dos anos 1920. Um fato curioso que acontecia no desenho, é que quando precisavam de mais velocidade ou ultrapassar outro carro, os gangsteres usavam suas próprias pernas para impulsionar o carro.

Rufus Lenhador e seu parceiro, o castor Dentes de Serra, ficaram com o segundo lugar da tabela final com 79 pontos. A dupla pilotava uma carreta de madeira com serras circulares no lugar das rodas, isso permitia cortar os rivais ao meio na hora das ultrapassagens. Eles venceram três corridas no total.

E os grandes campeões da animação, ostentando incríveis 87 pontos, foram os Irmãos Rocha. Com seu carro bem rudimentar, literalmente uma pedra gigante, eles provaram que os veículos de alta tecnologia não são páreos para o bom e velho automobilismo. A dupla conquistou oito segundos lugares e três vitórias ao todo. Uma curiosidade pouco conhecida é que os Irmãos Rocha são primos do super-herói Capitão Caverna. Claro que não seria mera coincidência, né?

animação irmãos rocha

A ironia começa quando o carro com menos tecnologia é o campeão.

Felizmente, todos os outros pilotos também chegaram a vencer corridas, com exceção é claro de Dick Vigarista e seu cachorro Muttley, os vilões do desenho. Em um episódio, eles até chegaram a cruzar a linha de chegada em primeiro, mas foram desclassificados depois que suas mutretas foram analisadas em câmera lenta. Na tabela abaixo você pode conferir quantas vezes cada participante conseguiu chegar na primeira, segunda ou terceira colocação.

classificação

Sabia dessa? Deixe o seu comentário! 😀