Bem amigos do TriCurioso, tudo bem? Hoje falaremos sobre uma das associações mais poderosas do mundo (se não A maior), a FIFA (sigla para Fédération Internationale de Football Association, ou “Federação Internacional de Futebol, traduzido), a entidade que realiza, regulamenta e supervisiona outras entidades que promovem eventos relacionados ao futebol pelo mundo todo, incluindo a Copa do Mundo. Porém, você sabe quando ela foi criada? Se você já sabe, não dá spoiler pros amiguinhos não! Coisa feia… Quem esteve envolvido em sua criação? Bom, amarre suas chuteiras, vamos saber esta e outras curiosidades agora!

FIFA-logo-tricurioso02

“Pelo jogo. Pelo mundo” é o slogan da FIFA.

Sediada em Zurique, na Suíça, teve sua fundação a partir de representantes do futebol da Suécia, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha e França, sendo institucionalizada no dia 21 de maio de 1904, em Paris, França, e o primeiro presidente da FIFA foi o francês Robert Guerin, que também já treinou a seleção francesa de futebol. Ele foi responsável pela reunião dos representantes dos primeiros países-membros da união, para a fundação da maior entidade do mundo sobre futebol.

FIFA-presidente robert guerin-tricurioso

Robert Guerin, em 1906.

Nas primeiras reuniões da FIFA, foram fixados estatutos e regulamentos, bem como também as primeiras competições, a nível mundial. Em 1906, Inglaterra, Hungria, Áustria, Alemanha e Itália se uniram à organização, dando forma à primeira competição de alcance mundial. Mas, devido a problemas administrativos, o presidente Robert Guerin deu lugar a Daniel Burley Woolfall, que formalizou normas como o idioma oficial da instituição (francês), usando as normas inglesas como padrão para o esporte. Depois, a instituição não parou de crescer, juntando cada vez mais países em seu quadro participante.

FIFA-presidente Daniel Burley Woolfall-tricurioso

Daniel Burley Woolfall

Jules-Rimet-Sportfunktionr-Frankreich-1930 presidente fifa copa do mundo uruguaitricurioso

Jules Rimet, terceiro presidente da FIFA. O primeiro foi Robert Guérin, e o atual (desde 2016), Gianni Infantino.

A primeira Copa do Mundo foi idealizada na presidência de Jules Rimet, em 1930. Seu nome também foi usado para batizar a taça (que inclusive já passou por mãos brasileiras em 1970). A primeira Copa foi realizada no Uruguai e os países que participaram de seus jogos foram convidados pela FIFA. No entanto, esta foi a única Copa na qual não houveram etapas classificatórias para seus participantes.

uruguai futebol copa do mundo 1930 desenho tricurioso

Cartaz da Copa de 1930.

Apesar das cerimônias, um fato interessante é que, desde um bom tempo, a taça original da Copa não fica no país que vence a última competição, mas sim por somente 4 anos. O país vencedor apenas substitui a original por uma réplica, em suas galerias.

bola-copa-2018-telstar-18-adidas2 tricurioso

A FIFA é representada ao redor do mundo por várias instituições menores, de acordo com o território que se encontram. Por exemplo, a organização responsável pelos eventos de futebol no Brasil é a Conmebol, que representa não só o nosso país, mas também vários países da América do Sul.

Um brasileiro já chegou a presidir a FIFA, seu nome é João Havelange. Ele foi presidente no ano de 1974 e inclusive teve seu nome em uma competição de futebol brasileiro, a Copa João Havelange, de 2000. Apesar disso, o Brasil chegou a sediar a Copa em 1950, e, mesmo batendo a Suécia com um belo 7 x 1 (que voltou feito bumerangue com a Alemanha, em 2014), acabou perdendo na final, para o Uruguai, de 2 x 1.

FIFA-presidente copa joão havelange taça-tricurioso

Taça da Copa João Havelange, do ano 2000.

Para se ter uma noção da grandeza da FIFA, eles possuem mais afiliados (211) que organizações como o COI/Comitê Olímpico Internacional (206) e a ONU/Organização das Nações Independentes (193). E além da Copa, a FIFA realiza, a Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol Feminino, mundiais de Sub-17 e Sub-20, Copa do Mundo de Futebol de AreiaCampeonato Mundial de Futsal e o Mundial Interclubes.

Em 1993, foi lançado o game Fifa Soccer, pela produtora Electronic Arts. O primeiro jogo que simulava partidas de futebol contava com 49 equipes, porém seus jogadores ainda tinham nomes fictícios. Este jogo foi lançado inicialmente só para o Mega Drive. O famoso Allejo, de International Superstar Soccer, era um personagem fictício também, do game da Konami para Super Nintendo e alguns diziam que era por questões de direito autoral, substituindo Bebeto ou Romário, se não me engano.

FIFA-logo-tricurioso game

E é isso aí caros amigos da TriCurioso! Se você gostou, não se esqueça de deixar um comentário 🙂