Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Curiosidades fascinantes sobre a Lua

A Lua é o nosso único satélite natural e vizinho celestial mais próximo. Por causa disso, fomos capazes de ganhar muito mais conhecimento sobre ela do que qualquer outro corpo no Sistema Solar. Como a própria Terra, a Lua é bastante comum em alguns aspectos, mas muito peculiar em outros. Confira abaixo algumas curiosidades que vão enriquecer os seus conhecimentos lunares.

1. A Lua está se afastando a aproximadamente 3,8 cm de distância do nosso planeta a cada ano. Estima-se que esse movimento continuará assim por cerca de 50 bilhões de anos. Sendo assim, a Lua levará cerca de 47 dias para orbitar a Terra em vez dos atuais 27,3 dias.

2. As pessoas costumam dormir melhor durante a lua nova e pior durante a lua cheia, segundo um estudo.

3. As fases lunares ocorrem devido à mudança da sua porção visível iluminada e sua variação de posição em relação à Terra e ao Sol.

4. A Lua não possui atmosfera. Isso significa que a superfície lunar está desprotegida dos raios cósmicos, meteoritos e ventos solares. A ausência de atmosfera também significa que nenhum som pode ser ouvido por lá, e o céu é sempre escuro.

Propaganda. Role para continuar lendo.

5. A primeira nave espacial a chegar perto da Lua com sucesso foi a Luna 1 em 1959. Esta era uma nave soviética que foi lançada do Cosmódromo de Baikonur, área hoje pertencente ao Cazaquistão. A sonda passou a 5995 km da superfície e ainda permanece em órbita ao redor do Sol nos dias atuais.

Réplica da Luna 1 em museu espacial.

6. A Lua é o quinto maior satélite natural do Sistema Solar. Com 3474,8 km de diâmetro, ela é menor que as principais luas de Júpiter (Ganimedes, Calisto e Io) e de Saturno (Titã).

7. A Terra tem cerca de 80 vezes mais volume que a Lua, mas ambas são da mesma idade. Uma teoria predominante sugere que nosso satélite natural já fez parte da Terra e foi formado a partir de um pedaço que se partiu devido a um enorme objeto que colidiu com nosso planeta.

8. Se a Terra não tivesse a Lua, nossos dias durariam apenas 6 horas.

9. Uma pessoa pesaria muito menos por lá. A Lua possui uma força gravitacional muito menor do que a Terra, devido à sua massa inferior. Você pesaria cerca de um sexto (16,5%) do seu peso na Terra.

10. Durante os anos 50, os EUA consideraram detonar uma bomba nuclear na Lua. O projeto secreto foi desenvolvido na época da Guerra Fria e era conhecido como “Um Estudo de Voos Lunares Investigativos” ou “Projeto A119”. Presume-se que o objetivo era demonstrar a superioridade dos Estados Unidos em relação à União Soviética na corrida espacial.

Propaganda. Role para continuar lendo.

11. Se houver duas luas cheias no mesmo mês, a segunda é chamada de lua azul.

12. A Lua sofre terremotos. Eles são causados ​​pela atração gravitacional da Terra. Astronautas já usaram sismógrafos em suas visitas ao satélite natural e descobriram que pequenos terremotos ocorriam a vários quilômetros abaixo da superfície, causando rupturas e rachaduras.

13. O primeiro pouso tripulado foi realizado pela missão Apollo 11 em 1969.

14. Existe uma enorme variação de temperatura na Lua. Quando a luz solar atinge a superfície lunar, a temperatura pode chegar a 123º C. À noite, a temperatura cai de forma vertiginosa e pode chegar -153º C.

15. Levaria seis meses para chegar na superfície lunar dirigindo um carro a uma velocidade constante de 95km/h e em uma estrada de linha reta.

Propaganda. Role para continuar lendo.

16. A bela simetria de um eclipse solar só é possível porque sol é 400 vezes maior que a lua, mas também está 400 vezes mais distante da Terra, fazendo com que os dois corpos se pareçam exatamente do mesmo tamanho no céu.

Eclipse solar.

17. A poeira lunar tem cheiro de pólvora, segundo os astronautas que tiveram a oportunidade de cheirá-la. Curiosamente, esse “pó” e a pólvora não são semelhantes em suas composições. Então, o fato de ter esse cheiro ainda permanece sendo um mistério

18. As bandeiras americanas enfincadas na Lua estão brancas agora devido à radiação do sol. Elas são feitas de náilon e custaram à NASA apenas 5,50 dólares cada.

19. Enviar um homem à Lua e encontrar Osama Bin Laden custou ao governo dos EUA a mesma quantidade de tempo e dinheiro: 10 anos e 100 bilhões de dólares.

20. Tartarugas já orbitaram o satélite natural antes dos astronautas. Elas foram enviadas para testar uma sonda espacial russa.

Já conhecia alguns desses fatos? Comente abaixo! 😀

Propaganda. Role para continuar lendo.

Leia Mais

Curiosidades

A população mundial atualmente está em torno de 7,7 bilhões de pessoas que estão distribuídas nos diversos países. O número é bastante grande, porém...

Curiosidades

O mundo dos negócios vive constantemente movimentado e necessita sempre de muita inovação, afinal de contas, é extremamente importante prender a atenção dos mais...

Curiosidades

Existem diversos tipos e espécies de animais espalhados pelo mundo, não dá para saber ao certo quantos deles habitam por aqui, inclusive existem espécies...

Bizarro

As bizarrices estão espalhadas pelo mundo inteiro e não é de hoje. Como bem sabemos, essas bizarrices podem ser encontradas nos mais variados setores,...

Curiosidades

Todos nós quando nascemos recebemos um nome e ele pode nos acompanhar por todos os dias da nossa vida. Existe uma variedade de nomes...

Curiosidades

Desde a época da escola estamos acostumados a ouvir bastante sobre os mais variados países que existem pelo mundo. Sabemos que cada um dos...

Curiosidades

A sueira é algo completamente inevitável, convivemos com diversos tipos dela todos os dias e temos sempre que estar limpando, seja nossa casa, nosso...

Bizarro

Todo mundo já foi em algum restaurante na vida, inclusive há quem tenha o seu preferido, afinal de contas, cada um oferece pratos e...