Lembro que quando pequena uma professora contou em aula que nossos cabelos e unhas crescem após a morte, porém não acreditei muito nela na época. Hoje relembrei esta dúvida enquanto penteava os cabelos e decidi pesquisar e contar para vocês também.

Tenho que dizer meus amigos que é verdade! Os cabelos e as unhas continuam crescendo após a morte. Mas, por quê? Acontece que a morte cerebral ou parada cardíaca que ocorre em nossos corpos é muito diferente da morte das células, isto porque elas continuam vivas mesmo após ser declarada a morte do indivíduo. Cada célula possui uma função específica e elas são milhares e milhares dentro do organismo. Por terem diferentes funções, seu tempo de vida e viabilidade também difere de uma para outra. Inclusive, é este fato que permite que sejam feitos transplantes de órgãos mantendo-os perfeitos por algum período mesmo fora do corpo.

Cabelos e as unhas crescem após a morte

O mesmo ocorre com as células responsáveis pelo crescimento de nossos cabelos e unhas, sua vitalidade é grande e é possível ver grande diferença no comprimento dos fios e unhas quando, por alguma razão, um cadáver é exumado. Porém, isso não dura por toda a eternidade. Chega um momento que o ‘combustível’ dessas células termina e, então, o crescimento também para. É difícil dizer quanto tempo leva até que o organismo para de produzir cabelos e unhas, isso porque varia de pessoa para pessoa.

Mesmo assim, não deixa de ser bizarro, não acha? Comente!