Acredite ou não, mas a resposta é SIM! O cavalo-marinho é totalmente capaz de gestar seus filhotes. Isto porque ele possui uma bolsa incubadora onde deposita os ovos da fêmea e os transporta para cima e para baixo, zelando por sua segurança.

Para isso, o belo casal entrelaça suas caudas e alinham um tubo chamado de ovopositor na bolsa do macho. Lá os óvulos são fecundados pelos espermatozoides e permanecem guardados de quatro a outo semanas até que fiquem maduros e sadios. Quando os pequeninos estão prontos para nascer, o cavalo-marinho macho se contorce para expulsar os cavalinhos-marinhos que, neste período, são transparentes e medem apenas 5 milímetros cada. Este estranho e bonito acasalamento acontece sempre na primavera.

cavalos marinhos macho ficam gravidos tricurioso 1

Além de todo esse amor envolvido na gestação, o pesquisador Alisson Scarrat, que é também curador de peixe no Aquário de Baltimore, descobriu que os cavalos-marinhos são monogâmicos, ou seja, em geral eles ficam com a mesma fêmea por toda a vida e durante todos os momentos dela. É um dos casos mais lindos e persistentes de lealdade de todo o Reino Animal. Porém não se confunda, o cavalo-marinho continua produzindo espermatozoides e possuindo hormônios do seu sexo, ou seja, sua função na gestação é puramente de proteção já que, além disso, nada muda em relação aos outros animais.

Um amorzinho essa história, não acha? Comente!