Se você já lidou com uma bússola, sabe como o bichinho é teimoso e aponta SEMPRE para o norte independente da posição que você a deixe, chega a ser divertido tentar engana-la sem sucesso. Porém, você sabe por que a bússola aponta sempre para o norte? É alguma bruxaria? Fique tranquilo, eu conto para você.

Acontece, meu amigo, que a bússola é um imã, da mesma forma que o próprio planeta Terra também. Todo imã existente possui um polo norte e um polo sul e lembrando que os opostos se atraem, bastou criar um ponteiro cuja ponta tenha polo magnético norte para apontar ao polo magnético sul do planeta que, curiosamente, é próximo ao norte geográfico da Terra.

por que bussola aponta norte tricurioso 1

Quando foi inventada a bússola?

Esse curioso instrumento extremamente engenhoso foi inventado pelos chineses cerca de 2000 a.C. Após, os árabes foram capazes de usar o instrumento para chegar até a Europa. Inclusive, o objeto foi muito importante durante a Era do Descobrimento (1400-1600) já que era a única forma de navegar pelo desconhecido enquanto os europeus iam ao mar para traçar novas rotas de comércio.

Muito interessante, não acha? Comente!