Que cabelos ruivos são lindos não é segredo a ninguém, os fios acobreados sabem mesmo chamar a atenção. Porém, você sabia que ser ruivo faz parte de uma mutação genética? Bizarro, eu sei… Me deixe explicar melhor.

Ter a pele cara, cabelos vermelhos e sardas faz parte do cotidiano de 1 a 2% da população mundial, totalizando entre 70 milhões a 140 milhões de pessoas. Porém, é claro que nascer com essas características não é uma simples coincidência, sorte ou mistura de cabelos claros e escuros. A verdade é que ser ruivo é faz parte de uma mutação genética trazia ao corpo através de um gene recessivo. Ser ruivo pode parecer muito diferente e legal, porém esta mutação faz com que o corpo seja mais suscetível a diversas doenças.

ruivo mutacao genetica tricurioso

Mas como assim mutação genética? Este gene recessivo causa uma mutação genética no receptor Melanocortina-1 (MC1R) que é responsável pela produção de melanina e determina a coloração da pele e pelos. Esta mutação causa a produção de uma quantidade de eumelanina – que produz a coloração marrou ou preta – muito menor à necessária enquanto produzi feomelanina – que produz a cor vermelha – muito superior ao normal. Como resultado, temos todas as características de pessoas ruivas já mencionadas. Porém, para que isso aconteça é necessário que o gene recessivo esteja na família, sendo herdado do pai E da mãe, ambos precisam tê-lo na família por ter um ancestral ruivo. O interessante é que nenhum deles precisa necessariamente ser ruivo, apenas carregar este gene sinistro.

Agora, se o pai e mãe são ruivos, claramente ambos carregam apenas este gene recessivo, logo o transmitirão ao filho que com certeza também será ruivo. É por isso que filhos de ruivos, ruivinho é! hehe. Legal, não acha? Comente!