Os pneus de borracha pneumáticos (infláveis) que são vistos em milhões de carros por todo o mundo são resultado do trabalho de vários inventores ao longo de décadas e esses inventores têm nomes que podem ser reconhecidos por qualquer pessoa. Se você comprou pneus para o seu carro recentemente, você deve ter visto nomes como: Dunlop, Michelin, Goodyear, etc. Mas entre os citados, os que obtiveram descobertas mais impactantes na invenção do pneu foram John Dunlop e Charles Goodyear.

De acordo com as estatísticas mais recentes, os consumidores compraram quase 80 milhões de carros entre 1990 e 2017, é incrível pensar que esses veículos não seriam operacionais se não fosse a mente brilhante dos inventores citados. Você pode ter um motor V8, um chassi feito do melhor material e até mesmo um sistema de amortecimento de última geração, mas sem o bom e velho pneu, você não vai conseguir chegar a lugar nenhum.

Em 1844, mais de 50 anos antes dos primeiros pneus de borracha aparecerem nos carros, a Goodyear patenteou um processo conhecido como vulcanização. Este processo envolvia a mistura em alta temperatura do enxofre com a borracha que tinha sido descoberta na floresta amazônica do Peru. A vulcanização tornou a borracha impermeável e resistente às variações de temperatura. Além disso, o processo também preservava a sua elasticidade. Embora a alegação de Goodyear de ser o inventor da vulcanização ter sido contestada, ele é até hoje lembrado como o único criador da borracha vulcanizada e isso tornou-se crucial anos depois, quando algumas pessoas perceberam que se tratava de um material perfeito para fabricar pneus.

Robert William Thomson inventou o primeiro pneu pneumático de borracha vulcanizada (inflável). Thomson patenteou seu pneu pneumático em 1845 e, embora sua invenção até funcionasse relativamente bem, era muito cara. Isso mudou com John Boyd Dunlop, um veterinário escocês e inventor reconhecido do primeiro pneu pneumático prático. No entanto, sua patente, concedida em 1888, não era para pneus de automóveis. Em vez disso, ele pretendia criar pneus para bicicletas.

pneu dunlop

John Dunlop e sua invenção.

Sete anos depois, André Michelin e seu irmão Edouard, que já haviam patenteado um pneu de bicicleta removível, foram os primeiros a usar os pneus pneumáticos em um automóvel. Infelizmente, estes não se mostraram duráveis. Foi então que Philip Strauss inventou em 1911 o pneu combinado e o tubo interno cheio de ar. Finalmente agora, os pneus poderiam ser usados ​​em automóveis com total sucesso.

Por isso, da próxima vez que você for tirar o seu carro da garagem, lembre-se que foi necessário muito esforço e dedicação de várias mentes para criar esse artefato circular de borracha que ajuda a transportar milhões de pessoas diariamente.

Bastante curioso, não? Deixe o seu comentário! 😀