Este é um assunto delicado, já devo alertar que se você sofre com a depressão, não deve prosseguir, tudo bem? O suicídio por conceito, também chamado de morte voluntária, é o ato de retirar a própria vida como solução para a dor sentida, isto ocorre como uma consequência da depressão e por isso a importância de procurar sempre um especialista caso você não esteja se sentindo bem ou feliz. Lembre-se que a depressão é uma doença, não sendo diferente de uma pneumonia – por exemplo – e precisa de remédios e tratamento. Agora, será que os animais também sofrem com a depressão e cometem suicídio?

Se considerarmos suicídio saber que a consequência de um ato é a morte e fazê-lo mesmo assim, as abelhas são um bom exemplo já que sabem que quando ferroarem alguém irão morrer e o fazem mesmo assim. Certas espécies de pulgões também acabam tendo atitudes assim quando se cobrem de fluido açucarado, isto o faz acabar ficando preso em seu predador e resulta na morte de ambos. Porém, este comportamento não pode ser considerado morte voluntária já que são atos altruístas que tem como objetivo proteger a colônia, não para se libertar de qualquer tipo de dor.

animais cometem suicidio 1

Outro triste exemplo é composto por ratos infectados com um parasita chamado Toxplasma gondii que acabam perdendo o medo de seus predadores, assim perdendo seus instintos de fuga e sendo mortos como consequência. O mais bizarro é que esse parasita evoluiu para causar este efeito já que seu objetivo é ser levado ao intestino dos felinos, seus principais hospedereiros. Apesar de parecer um comportamento suicída, o rato não possui controle sobre a situação já que está doente.

A ciência tem feito muitas pesquisas e avanços na área e foi descoberto que certos animais sofrem depressão assim como os humanos, logo seria possível que a morte voluntária fosse realizada por eles. A grande questão é que não há como determinar se o animal realmente desejou tirar a própria vida ou se apenas sofreu um acidente quando faleceu, então apesar de ser possível, não há provas de que animais cometem suicídio. Curioso, não acha? Comente!