Entretenimento

13 fatos curiosos sobre o Marinheiro Popeye

13 fatos curiosos sobre o Marinheiro Popeye

Quem poderia imaginar que um marinheiro fã de espinafre, fumador de cachimbo e que anda alegremente exibindo seus braços enormes viria a ser tão popular? Desde quando as pessoas o viram pela primeira vez, Popeye acabou se tornando um dos personagens mais conhecidos, não apenas nos quadrinhos, mas também em séries animadas e videogames.

Por isso, hoje resolvi falar sobre ele aqui no TriCurioso. Prepare a sua lata de espinafre e fique por dentro de alguns fatos interessantes sobre a história dessa figura.

1. A primeira vez que Popeye deu as caras foi numa tira de um jornal nova iorquino no dia 17 de janeiro de 1929. O personagem foi criado pelo cartunista norte-americano E. C. Segar.

2. Por mais incrível que pareça, a força do marinheiro não vinha do espinafre originalmente. Nas primeiras histórias em quadrinhos, ele esfregava na cabeça as penas de sua galinha de estimação. E você aí achando que nada poderia ser mais absurdo do que ficar fortão comendo o vegetal…

3. O personagem era tão popular nos Estados Unidos na década de 1930 que as vendas de espinafre aumentaram em 33%, transformando o vegetal na terceira comida mais popular, depois do sorvete e do peru.

4. Até hoje, não se sabe exatamente se Popeye possui só um olho ou se ele apenas fecha um deles, enquanto mantém o outro aberto. Em alguns episódios o olho fechado varia entre o esquerdo e o direito, dando a entender que ele possui os dois normalmente. No entanto, em várias oportunidades Brutus o chama de “nanico de um olho só”.

5. Popeye fez a sua estreia no cinema em 1933 e dois anos mais tarde ganharia até um programa de rádio.

6. Em um dos episódios do desenho animado, o Popeye diz a seus sobrinhos que ele é um descendente de Hércules e seu ancestral originalmente obteve sua força consumindo alho.

7. O espinafre já forneceu outras habilidades para o marinheiro, além da força. Em algumas oportunidades, Popeye se tornou um ótimo dançarino e até mesmo um exímio pianista.

8. Por causa de sua super força, Popeye é considerado por alguns como o primeiro super-herói da história.

9. O jornal Diário de Notícias foi responsável pela publicação dos quadrinhos pela primeira vez no Brasil em 1936. Mas os protagonistas tiveram os seus nomes mudados. Popeye se chamava “Brocoió” e Olívia “Serafina”. O jornal trocou para os originais depois de perceber que os novos nomes não fizeram sucesso. Meio óbvio que não iria funcionar, não é mesmo?

10. Popeye chegou a se casar duas vezes com Olívia Palito ao longo de todas as fases do desenho.

11. Durante a Segunda Guerra Mundial, os desenhos do Popeye alcançaram níveis incríveis de popularidade e eram usados ​​regularmente para aumentar a moral dos EUA, em parte porque vários episódios durante os anos de guerra eram notavelmente ofensivos em relação aos japoneses. E um dos capítulos, ele e Brutus devoraram juntos uma lata de espinafre para combater os soldados japoneses.

12. O arqui-inimigo de Popeye, Brutus, foi originalmente chamado de Bluto. Na maioria dos episódios, Brutus é o principal inimigo e rival pelo amor de Olívia. No entanto, em muitas ocasiões, Brutus e Popeye começam o desenho agindo como “amigos”. Vai entender…

13. Durante os anos de guerra, Popeye também fez uma mudança em seu guarda-roupa. Em vez do costumeiro chapéu de capitão e da camisa preta enrolada, ele se mostrava em um traje de marinheiro todo branco. O novo vestuário continuou mesmo depois do fim da guerra.

Eu já me diverti bastante assistindo as aventuras do marinheiro. E você? Deixe o seu comentário! 😀

Leia Também: