Uma garganta inflamada incomoda bastante, não é mesmo? Você pode ter dificuldade em engolir alimentos e líquidos, o que além de tudo, pode te deixar bastante estressado. E mesmo que a dor de garganta não seja grave o suficiente para uma ida ao médico, ela pode te impedir de ter uma boa noite de sono. Felizmente, você pode usar remédios caseiros para tentar aliviar a dor e a irritação. Confira alguns:

1. Mel

garganta mel

O mel misturado no chá ou tomado puro é um ótimo remédio para uma dor de garganta. Um estudo descobriu que o mel era mais eficaz em tratar tosses noturnas do que os supressores de tosse comuns. Outra pesquisa afirma que o mel é um curador de feridas eficaz, o que significa que ele pode ajudar a acelerar a cicatrização da inflamação na garganta.

2. Chá de camomila

garganta chá de camomila

O chá de camomila é naturalmente reconfortante. Ele tem sido usado há muito tempo para fins medicinais, incluindo o combate às dores de garganta. É frequentemente usado por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Alguns estudos mostraram que a inalação do vapor de camomila também pode ajudar a aliviar os sintomas de um resfriado, incluindo uma dor de garganta. Beber o chá de camomila normalmente oferece o mesmo benefício e também pode estimular o sistema imunológico a ajudar o seu corpo a combater a infecção que causou a sua dor de garganta.

3. Gargarejo com água morna e sal

garganta água e sal

O gargarejo com água salgada morna pode ajudar a aliviar a dor de garganta e a dar um fim nas secreções. A sensação de dor na sua garganta é um sinal de que as células da mucosa estão inchadas e inflamadas. Com esse gargarejo você diminui o inchaço da mucosa, além de limpá-la. Morne uma xícara de água e depois acrescente meia colher de chá de sal. Faça o gargarejo e repita o processo até no máximo três vezes ao dia.

4. Vinagre de maçã

garganta vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui muitas propriedades antibacterianas naturais. Vários estudos já mostram seus efeitos no combate a infecções. Por causa de sua natureza ácida, ele pode ser usado para ajudar a acabar com o muco na garganta e impedir que as bactérias se espalhem. Se você sentir uma dor de garganta, tente diluir 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água e faça gargarejos. Mas cuidado para não abusar do vinagre, ele é ácido e pode acabar causando irritações.

5. Alho

garganta alho

O alho também possui propriedades antibacterianas naturais. Ele contém alicina, um composto conhecido por sua capacidade de combater infecções. Adicionando alho fresco à sua dieta pode ser uma maneira eficaz de prevenir vários problemas. Sua avó pode ter lhe dito alguma vez para chupar um dente de alho para aliviar a dor de garganta e ela estava certa! Como o alho tem muitas ações de cura, você pode tentar isso, embora certifique-se de escovar os dentes e a língua depois, para proteger os dentes das enzimas do alimento e, claro, não ficar com mau hálito.

Prevenção

Já dizia o ditado: é melhor prevenir do que remediar! Para evitar a inflamação da garganta, evite o contato com pessoas que estejam com alguma doença infecciosa como a gripe ou a própria garganta inflamada. Lave suas mãos com frequência. Tente evitar alimentos condimentados e fique longe de vapores químicos ou fumaça que possam causar inflamação.

Conhece outra forma de combater a garganta inflamada? Conte pra gente nos comentários! 😀