Bem sabemos que nossa pele é algo bastante sensível e qualquer superfície um pouco afiada já é suficiente para criar um machucado que gera muito sangue. Nessas situações, é costume ouvir que devemos limpar as feridas com água oxigenada, mas será que isso está correto? Vamos descobrir!

Apesar de doloroso, assistir às bolhas se formando na ferida pode ser também satisfatório, até chegamos a acreditar que quando elas somem, significa que estamos plenamente limpos e que nossa ferida irá cicatrizar de forma muito veloz. Porém, meu amigo e minha amiga, preciso dizer que tudo o que você fez até hoje para curar suas feridas está errado. A água oxigenada realmente é um grande antisséptico natural que oxida micro-organismos que possam ser maléficos na nossa pele, assim nos dando a sensação de limpeza. Porém, a água oxigenada não faz apenas isso.

agua oxigenada machucados tricurioso

A verdade é que realmente, suas feridas ficam limpas de bactérias, porém a água oxigenada não faz apenas isso como também oxida as células extremamente saudáveis do seu corpo as destruindo como se fossem bactérias também. Assim, ao invés de ajudar na cicatrização do ferimento, o produto apenas diminui sua velocidade e faz com que você fique muito mais tempo com aquele machucado. Em casos raros, a água oxigenada pode ser ainda mais maléfica onde as bolhas de oxigênio reagem ao entrar nos vasos sanguíneos, assim causando uma embolia gasosa, ou seja, um bloqueio de fluxo do sangue no corpo.

É claro que isto acontece em poucos casos, mas a chance existe. A melhor forma de limpar um machucado é usar água corrente, sabão neutro e uma boa toalha limpa. Caso haja sangue, lembre-se de estanca-lo pressionando a ferida após lava-la e aguarde o terrível machucado cicatrizar. Você usou água oxigenada a vida toda? Comente!