Quem nunca foi a algum lugar novo, foi apresentado a diversas pessoas e 30 segundos depois já não lembra o nome de ninguém que atire a primeira pedra. Agora, como é possível não conseguir lembrar de uma coisa tão simples quanto o nome de alguém? Vamos descobrir!

Existem três razões para que este fenômeno ocorra. A primeira delas é o fato de nossa atenção nunca estar 100% na pessoa que está lhe contando seu nome. Ela se dispersa entre apertar as mãos ou oferecer os clássicos beijinho, se você deve ou não começar uma conversa, em seu pré-julgamento sobre a pessoa e diversas outras milhões de coisas que acontecem em questão de segundos, por isso sua memória auditiva simplesmente vai para o espaço. Além disso, também existe o fator interesse: Você realmente quer saber o nome deste alguém? Como bem sabemos, nosso cérebro é muito mais emocional do que racional, assim nos fazendo agir mais por instinto do que por lógica.

por que esquecemos nome tricurioso

Este fato faz com que, por diversas vezes e com critérios duvidosos, nós simplesmente não nos interessemos por gravar o nome da pessoa que nos é apresentada porque nossos cérebros julgam que a informação não é relevante. Além destas duas razões, existe uma terceira que fecha com chave de ouro: um nome não diz praticamente nada. Além de instintivo o cérebro também é preguiçoso poupador de energia, assim recebendo apenas informações relevantes neste tipo de situação. O nome é como um rótulo vazio, uma informação que efetivamente não diz nada sobre a pessoa. Ou seja, se você não relaciona-lo com alguma emoção, característica da pessoa ou até mesmo experiência pessoal – como, por exemplo, associar o nome ao de pessoas que você já conhece – a informação simplesmente irá se esvair ralo abaixo.

Ok, mas e aquelas pessoas que são simplesmente geniais na hora de gravar o nome de alguém? Isso acontece porque estas pessoas conseguem rapidamente criar associações entre nome-rosto-ambiente, assim criando uma teia de informação que facilita todo esse incômodo processo de conhecer alguém novo. Interessante, não acha? Comente!