O Batman é um dos personagens mais conhecidos e adorados da DC Comics. O cartunista Bob Kane é considerado oficialmente o criador do super-herói. Além dele, o escritor Bill Finger também é aceito como cocriador do Homem-Morcego, já que Finger deu ao personagem o formato que o consagrou.

Batman foi criado no ano de 1939 sob pedido da própria DC Comics, que queria aproveitar o enorme sucesso do Superman para lançar um novo herói. Bob Kane desenvolveu a ideia original: um herói sem poderes, que trabalharia nas trevas e com um enredo sombrio. Bill Finger desenvolveria o caráter e as histórias dos personagens, o que acabou sendo um ótimo trabalho em dupla. Vamos conhecer a história por trás desse defensor da lei?

Tudo começa quando um passeio em família para o cinema termina em tragédia para o jovem Bruce Wayne. Andando de volta para casa, Bruce, seu pai Thomas, e sua mãe Martha, acidentalmente se aventuraram em uma área perigosa de Gotham City e foram abordados por um assaltante. Não contente apenas em roubar a família rica, o bandido Joe Chill (cuja identidade só foi ser revelada anos depois) matou o Dr. Thomas e Martha Wayne antes de desaparecer na escuridão.

batman conheca sua historia e curiosidades 1

O começo de tudo.

Quando ele se ajoelhou ao lado do corpo de seus pais, Bruce jurou vingá-los. A partir daí, Alfred Pennyworth, o mordomo da família, iria ajudar o jovem rapaz em sua luta contra o crime. Aos 14 anos, Bruce embarcou em uma jornada que o levou a todos os continentes, enquanto procurava aprender todas as habilidades que ele precisaria para cumprir sua promessa. Ele estudou criminologia, ciência forense, psicologia criminal e aprendeu a lutar com artistas marciais, dominando todos os estilos de luta.

Com o tempo, Bruce se transformou em uma arma viva para travar a guerra contra o crime e a injustiça. Em seu retorno a Gotham, Bruce perseguiu bandidos de rua como um vigilante à paisana. Espancado pelas próprias pessoas que ele pretendia proteger, ele mal sobreviveu ileso em sua primeira noite em ação. Enquanto sangrava na Mansão Wayne, Bruce sabia que primeiramente teria que colocar medo nos corações de seus inimigos. Foi então que um morcego atravessou a janela do escritório, dando a Bruce a inspiração que ele precisava.

Estabelecendo uma sede secreta em sua mansão, Bruce se tornava o Batman, o Cavaleiro das Trevas para proteger Gotham e seus cidadãos dos piores vilões. Alfred Pennyworth continuou sendo seu confidente, cuidando de seus ferimentos e oferecendo sábios conselhos. Batman tornava-se, então, uma lenda urbana, que causava arrepios no submundo da cidade e de todos aqueles que, de alguma forma, ousavam quebrar as leis.

***

Agora chegou a hora de conferir alguns fatos curiosos sobre o herói:

  • Introduzido pela primeira vez em 1939, Batman desenvolveu uma base sólida de fãs em um curto espaço de tempo, o que gerou sua própria história em quadrinhos em 1940.
  • Enquanto a maioria dos super-heróis possuem superpoderes, o Batman não tem. Ele conta com sua aptidão em artes marciais, habilidades de detetive, força física, intelecto, tecnologia e vontade de enfrentar os criminosos em Gotham City.
  • A escolha do nome Bruce Wayne foi feita a partir de duas fontes: o primeiro nome veio do Rei Bruce da Escócia, enquanto o Wayne foi baseado em Anthony Wayne, considerado um herói da revolução norte-americana.
  • A primeira série de TV do personagem foi lançada nos anos 60.
  • Embora o programa de TV fosse popular, ele se desviava das raízes obscuras do personagem. O programa de TV era extravagante e muitas vezes cômico, enquanto o verdadeiro Batman era sombrio. A série estrelava Adam West como Batman e Burt Ward como Robin.
  • O Homem-Morcego é dono do segundo lugar no TOP 100 dos Maiores Heróis de Todos os Tempos da IGN. Superman ficou com o primeiro lugar.
  • Existe um curso universitário real chamado “A ciência do Batman” na Universidade de Victoria, no Canadá. A descrição do curso diz: “O extremo alcance de adaptabilidade do corpo humano explorado durante a vida do Cruzado Encapuzado”. Já quero me inscrever!
  • Embora sua postura de não querer matar seja amplamente conhecida hoje em dia, o herói foi originalmente planejado para ser um vigilante armado que não só atiraria em seus inimigos, mas também os jogaria em tanques de ácido.
  • O escritor Bill Finger disse que a inspiração para colocar o nome da cidade de Gotham veio ao abrir uma lista telefônica e colocar aleatoriamente o dedo no número de uma joalheria chamada “Gotham Jewelers”.
  • No início do desenvolvimento dos personagens, a história deveria se passar em Nova Iorque, e não em Gotham.
  • O Robin deveria fazer apenas uma aparição na edição de número #38 da Detective Comics. No entanto, a revista vendeu duas vezes mais que o esperado e os executivos da DC Comics decidiram transformá-lo em um personagem fixo da franquia.
  • O dublador Kevin Conroy interpretou o Batman mais do que qualquer outra pessoa. Começando com Batman: The Animated Series, ele tem interpretado o herói em 8 séries de TV, 13 filmes animados e 10 jogos de videogame.
  • O Sombra, Zorro e o Drácula foram os personagens que serviram de inspiração para a criação do Homem-Morcego.
  • Embora visto como um cara solitário, nos quadrinhos o Batman já chegou a se casar com Selina Kyle, a Mulher-Gato.
  • A revista Forbes estima que a fortuna de Wayne seja avaliada em cerca de 9.2 bilhões de dólares.
  • Um crossover de quadrinhos da Marvel/DC em 1996 fez o Batman se fundir-se com Wolverine, criando um novo personagem chamado Garra das trevas.
  • O Homem-Morcego é o personagem dos quadrinhos que possui o maior arsenal de todos os tempos.

Gostou do post? Compartilhe e deixe o seu comentário! 😀