Uma das dúvidas que sempre rodeou minha cabeça foi o porquê das galinhas e galos não voarem e acredito que não seja só eu que tenha essa dúvida, além do mais, você entrou aqui para saber o motivo. Se você já viu uma galinha ou até mesmo um galo, com certeza reparou que ambos possuem asas, mas então porque elas não conseguem voar? É o que iremos descobrir hoje, aqui, no TriCurioso. Aproveitando este tema, venho lhe convidar para dar um conferida em um outro post onde falo qual a diferença entre o galo e o frango… Dito isso, bora desvendar esse mistério. Espero que gostem!

A resposta para essa pergunta é bem óbvia e simples, as galinhas e os galos não conseguem voar porque são muito grandes para o tamanho de suas asas, em outras palavras, ambos são muito gordos para poderem voar. Porém, a galinha selvagem, também conhecida como “Gallus Gallus”, consegue voar pequenas distâncias diferente da galinha doméstica que mal consegue tirar seus pés do chão. Vale lembrar que a galinha selvagem é considerada a ancestral mais próxima da galinha doméstica. Além do peso, outra coisa que explicaria o fato dessas aves não voarem é que os seus ancestrais não eram bons nisso.

por que as galinhas não voa

As aves que conhecemos geralmente são as de granja, ou seja, elas foram escolhidas e criadas para que pudessem colocar o máximo de ovos possíveis, inclusive, as galinhas podem botar mais de 2 ovos por dia, o que é claramente um peso extra que colabora para o não voo. Por outro lado, as selvagens só botam ovos a cada 3 a 4 vezes por ano e por isso elas conseguem fazer o “mini-voo”.

O que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar este post para os amigos 😀