Roberto Gomes Bolaños, ou Chespirito, foi um grande divisor de águas no Humor, tanto para crianças e adultos, principalmente no Brasil. Conheço pessoas que inclusive dizem que Bolaños e suas obras são muito mais populares em terras tupiniquins que no próprio México, seu país de origem. Porém, existem detalhes um pouco mais obscuros na série Chaves, uma das obras de Bolaños que mais marcaram os brasileiros, que talvez mudem nossa visão sobre o programa infantil. Deixo claro que sou um dos milhões de fãs de Chespirito, e particularmente creio que mesmo o teor da matéria não anula a genialidade de Bolaños e cia., um elenco cheio de pessoas extraordinárias. Vamos conferir:

“Tem uma mosca no meu café”

conheca-alguns-segredos-obscuros-da-serie-chaves

O episódio, gravado em 1979, tem uma cena intrigante que acontece dentro do restaurante de Dona Florinda. Nesta, Dona Florinda recepciona Chaves e Chiquinha demonstrando a carranca que lhe é única. Após uma curta conversa, Dona Florinda faz um gesto com o cardápio do restaurante, que parece algo deliberado, de forma que mostra um símbolo do olho de Hórus para a câmera. Este símbolo do Egito antigo, uma das civilizações antigas mais poderosas da História, apresenta uma certa dualidade em sua significação, pois pode ser usado tanto para se fazer o bem, como para o mal.

“Futebol americano”

conheca-alguns-segredos-obscuros-da-serie-chaves-nazismo-suastica

No conhecido episódio de futebol americano, lançado em 1976, Chaves e sua turma vão junto de Seu Madruga jogar futebol americano em um terreno baldio. Porém, algo intrigante está no símbolo pichado na parede ao fundo do cenário, uma suástica. Apesar de ser um símbolo de prosperidade e bem aventurança (inclusive na cultura cristã), a suástica teve seu significado deturpado pelo Nazismo de Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, porém, alterando a disposição do símbolo, rotacionando-o em 45 graus.

“O regresso da Chiquinha”

conheca-alguns-segredos-obscuros-da-serie-chaves-hermandad-de-satanas-irmandade

Esta é um dos detalhes mais intrigantes. No episódio em questão, de 1977, um cartaz pode ser visto ao fundo do cenário, anunciando dois filmes nos cinemas. A questão é que se tratam de dois filmes adultos, além da temática e teor de suas imagens, com muita violência. O primeiro, “A Irmandade de Satanás” e o segundo, “Bonecas em Cadeiras“. O que nos deixa em dúvida é o porquê destes filmes serem anunciados em um programa infantil, até mesmo pelo fato de estes filmes terem sido lançados aproximadamente seis anos antes do episódio ter sido veiculado.

conheca-alguns-segredos-obscuros-da-serie-chaves-munecas-en-cadenas

Também ficou intrigado? Compartilhe! E não se esqueça de comentar 🙂