Muitas mulheres sonham com o momento em que colocarão prótese de silicone para, assim, aumentar sua auto estima e se sentir melhor com seu corpo. Porém o que muitas não sabem é que este tipo de material precisa ser substituído com o passar do tempo, logo será preciso passar pelo procedimento algumas vezes, não uma só. Mas afinal, quanto tempo dura uma prótese de silicone?

Caso você escolha um profissional de segurança – ao invés do Dr. Bumbum e diversos outros trambiqueiros que existem por ai – colocar prótese de silicone é algo seguro que não deve afetar sua saúde. Porém, vale lembrar que é preciso manter uma rotina de prevenção, cuidar da saúde e visitar seu médico regularmente. Muitas dessas próteses sofrem desgaste ao longo dos anos, isto porque nosso organismo está em constante mudança, só de lembrar que ganhamos e perdemos peso a todo o momento, já é possível ter uma ideia. Por isso é importante visitar o mastologista com certa frequência, assim garantindo que você irá fazer a troca no momento certo.

Prótese de Silicone

Certo, mas quanto tempo dura? Depende. Tudo depende do seu organismo e de como ele se comporta. Atualmente existem próteses modernas cujos fabricantes garantem duração vitalícia, porém mesmo assim é preciso verificar periódicamente se tudo continua bem. É recomendado que mulheres que passaram pelo procedimento façam anualmente ultrassom das mamas até os 30 anos de idade, então ao completar 40 anos e preciso iniciar as mamografias anuais. Alguns casos precisam, inclusive, da realização de ressonância magnética para que haja um melhor diagnóstico.

Em geral, com acompanhamento periódico e tomando os devidos cuidados, a média de duração de uma prótese é 20 anos, mas isso considerando as próteses modernas. Caso você tenha realizado o procedimento nos anos 90, na época elas duravam 10 anos no máximo. Se você sentir coceiras, endurecimento dos seios, incômodo nas mamas, assimetria, coceira, cistos ou qualquer outra coisa que julgue anormal, vá imediatamente ao médico para verificar como estão as coisas. Caso sua prótese tenha algum problema, você pode enfrentar graves problemas de saúde, até mesmo a ruptura do material pode acontecer em alguns casos.

O que aprendemos? Não espere acontecer, procure um médico e faça exames preventivos.