Há algum tempo falei sobre esta magnifica invenção, a lâmpada LED. Porém, será que ela realmente economiza mais luz que as demais ou seria apenas um mito do capitalismo? Vamos descobrir!

Voltando um pouco no tempo precisamos relembrar da lâmpada incandescente comum, aquela que queimou muitas pontinhas de dedos infantis. Para ter noção, menos de 10% da energia que passa por ela se transforma em luz, o restante é perdido na produção de calor que, além de ser um desperdício de energia, ainda causou vários acidentes em casa. Como evolução a esta alternativa, surgiram as lâmpadas fluorescentes que, por possuir mercúrio em sua composição, usam muito menos energia para produzir luz. O problema do mercúrio está no descarte, já que este é considerado um metal pesado e extremamente poluente.

lampada led economiza energia tricurioso 1

Então, a tecnologia avançou e surgiram as lâmpadas LED que são formadas por um diodo emissor de luz. Além de ser muito menor do que as demais lâmpadas, o diodo produz uma ótima quantia de luz. Mas a economia de energia é real? Sim! Isso porque produz a mesma quantia de luz – na verdade, lúmen – utilizando muito menos energia. Além disso, praticamente não há produção de calor e só assim já percebemos que não há desperdício de energia. Em comparativo, uma lâmpada incandescente gasta 60W para produzir a mesma quantia de lúmens que uma lâmpada LED de 20W. Além disso, a lâmpada LED é muito mais resistente e durável. O único defeito real deste tipo de lâmpada é o preço já que ainda custam bastante, porém você com certeza recupera o investimento rapidamente.

Vai investir nesta tecnologia maravilhosa? Comente!