Durante a maior parte do ano, o Caño Cristales é exatamente como qualquer outro rio no mundo: um leito de rochas cobertas de musgos verde-escuros e visível sobre uma corrente fresca e clara. No entanto, por um breve período de tempo todos os anos, o rio apresenta uma vibrante explosão de cores. Mas, afinal, por que o rio possui essa característica tão peculiar?

cano cristales o rio mais colorido do mundo 4

Durante o curto período entre as estações chuvosa e seca, quando o nível da água é o ideal, uma espécie única de planta que reveste o chão do rio, chamada Macarenia Clavigera, floresce em um vermelho brilhante. O espectro de cores fica completo ao ser combinado com manchas de areia verde e amarela, água azul e várias tonalidades entre elas.

cano cristales o rio mais colorido do mundo 1

Isso só acontece por um breve período entre as estações. Durante a estação chuvosa da Colômbia, a água flui muito rápido e profundamente, obscurecendo o fundo do rio e impedindo que a Macarenia Clavigera receba a quantidade de sol necessária para que ela fique na tonalidade vermelha. Durante a estação seca, não há água suficiente para suportar a incrível variedade de vida no rio. Mas por algumas semanas, de setembro a novembro, o rio se transforma em um verdadeiro arco-íris vivo. Esse é o período ideal para observar o espetáculo.

cano cristales o rio mais colorido do mundo 2

Caño Cristales está localizado em uma área isolada e remota. O rio não é facilmente acessível por estradas. Turistas aventureiros costumam voar para a cidade vizinha de La Macarena. De lá, partem em uma curta viagem até a “Serrania de la Macarena”, o parque nacional no qual Caño Cristales está localizado.

cano cristales o rio mais colorido do mundo 3

O local foi efetivamente fechado para os turistas por vários anos por causa das atividades de guerrilhas na região, juntamente com preocupações sobre o impacto do tráfego turístico não regulamentado. A área foi reaberta aos visitantes em 2009 e hoje existem várias agências de turismo na Colômbia que fornecem pacotes bastante completos para transportar viajantes para La Macarena. De lá, eles devem seguir o caminho para a localização do rio a cavalo ou a pé. Seja qual for a opção, sempre haverá um guia disponível para acompanhar no trajeto. Apenas lembre-se que os visitantes não estão autorizados a pernoitar ou cozinhar no local.

Ficou com vontade de conhecer Caño Cristales? Deixe o seu comentário! 😀