Ontem visitei um Sebo aqui em minha cidade que é extraordinário, muito bonito e repleto de histórias a serem exploradas. Porém, grande maioria dos livros que lá estavam já tinham suas páginas amareladas e percebi que não sei exatamente porque isso acontece. Vamos descobrir?

Boa parte da colocação amarela se deve ao manuseio. Isto porque nossas mãos são sujas, carregam bactérias, suor e muito mais – coisas que nem temos ideia – além disso muitas pessoas tem o hábito de lamber as pontas dos dedos para folear os livros ou ainda usar clips para marcar a leitura. Tudo isso causa um forte cheiro nas folhas e a cor amarelada que tanto nos intriga em função da origem do material. As folhas são feitas de material orgânico – celulose – e ocasionam reações químicas quando toda esta sujeira, bactérias e saliva entram em contato com a folha em condições de calor, luz e umidade.

por que paginas livros amareladas tricurioso 1

Outra causa provável ocorre em função da lignina, uma substância presente nas folhas de papel que serve como um tipo de cola que mantem as fibras do papel unidas e coesas, esta já possui naturalmente uma coloração próxima ao marrom escuro, esta é extremamente propenso à oxidação o que interfere na forma como as folhas absorvem e refletem a luz, assim escurecendo o material.

Para prevenir este acontecimento é preciso ter cuidando ao manusear o livro. Também é preciso armazena-lo em um lugar seco sem luminosidade em excesso para não desbotar o material. O pó também pode ser um grande vilão nestes casos, por isso mantenha o ambiente sempre limpo.

Interessante, não acha? Comente!