É bem provável que você já tenha tido prisão de ventre em algum momento de sua vida. Se o problema for mais do que ocasional ou incluir dor e sangramento intenso, é importante consultar o seu médico, pois esses sintomas podem ser um sinal de distúrbio digestivo mais grave.

No entanto, na maioria dos casos, a constipação é apenas um sinal de que sua dieta precisa de mais fibras e líquidos. Com isso em mente, confira alguns alimentos que podem te ajudar a combater esse incômodo.

1. Mamão

conheca alguns alimentos para combater a prisao de ventre 1

A prisão de ventre pode fazer você se sentir inchado e comer frutas como o mamão pode ser um ótimo remédio para reverter esse quadro. Ele é rico em água e fibras alimentares. Vale lembrar que a melhor indicação para esse caso é o mamão formosa ao invés do tradicional papaia, pois possui praticamente o dobro de fibras.

2. Ameixa

conheca alguns alimentos para combater a prisao de ventre 2

As ameixas são ricas em fibras, o que ajuda bastante no combate à constipação. Você pode consumir a fruta tanto na versão fresca quanto a desidratada, geralmente vendida em latas. Além disso, a ameixa fornece potássio, fósforo e vitamina B. É uma fruta e tanto!

3. Pão integral

conheca alguns alimentos para combater a prisao de ventre 3

Se você quiser manter a prisão de ventre bem distante, dê preferência a consumir pães feitos com grãos integrais. Pães integrais têm poucas calorias e são ricos em fibras e carboidratos complexos. Mas verifique o rótulo antes de comprar: o primeiro ingrediente do produto deve ser “farinha de trigo integral”. Não se deixe enganar por pães que são feitos de farinha enriquecida. Esses produtos podem conter vários grãos diferentes, mas não há garantia de que alguns deles sejam grãos integrais.

4. Laranja

conheca alguns alimentos para combater a prisao de ventre 4

Rica em água, a laranja pode te ajudar a hidratar o intestino e as fezes, e consequentemente, acabar com a prisão de ventre. É importante destacar que ela deve ser consumida in natura e não através de suco. Isso porque o suco da laranja não tem praticamente fibra nenhuma. Dê preferência a consumir a fruta com o bagaço, pois é nele onde a maior parte das fibras se encontra.

5. Pipoca

conheca alguns alimentos para combater a prisao de ventre 5

A pipoca é feita a partir de grãos inteiros e aumentar a quantidade desses grãos em sua dieta pode ser um remédio eficaz para a prisão de ventre. A pipoca é uma ótima alternativa de baixo teor calórico para obter mais fibras em sua alimentação. Mas se você abusar do sal e manteiga, poderá desfazer de alguns de seus benefícios. Por isso, atenção nessa hora!

Gostou? Compartilhe e deixe um comentário!