Acredito que todo mundo aqui que já foi viajar para a praia de carro acabou tendo o ouvido entupido quando desce a serra e acreditem, eu sempre me perguntei o porquê disso acontecer, além do mais, é muito estranho, vocês não acham? Mesmo sempre tendo essa dúvida, nunca parei para realmente pesquisar sobre já que segundo meus pais aquilo ocorria devido a altitude, mas será que eles estavam certos? É o que iremos descobrir hoje, aqui, no TriCurioso. Espero que gostem!

Realmente, o nosso ouvido fica entupido devido a mudança de altitude de forma rápida.  A pressão interna de nosso ouvido acaba ficando desbalanceada comparado a atmosférica, chegando a causar a perda parcial da audição ou, como é chamado, o famoso ouvido entupido. Lembrando que isso pode ocorrer em viagens de carro e de avião. Mas se engana quem acha que isso só pode acontecer quando descemos a serra, já que uma pressão externa menor, como a decolagem de um voo, pode acarretar em tal situação. Isso pode ocorrer também quando mergulhamos, a chamada pressão externa maior ocasiona no desconforto auditivo.

por que o nosso ouvido entope quando descemos a serra

Em nosso ouvido, possuímos a “tuba auditiva” que é basicamente uma estrutura de circulação de ar que liga o ouvido médio, nariz e a garganta, inclusive é por ela que o ar entra e sai do ouvido. Quando estamos viajando a mudança brusca de pressão, como na descida de uma serra, faz com que essa tuba não funcione como deveria fazendo com que o tímpano se retraia, inflando para dentro e é isso que causa o entupimento. Quando subimos a serra, o tímpano é empurrado para fora.

Quando isso ocorrer, a melhor forma de amenizar esse desconforto é forçando a tuba auditiva a trabalhar… Mas como? Bom, o ato de abrir e fechar a boca é a maneira mais fácil de permitir que o ar entre e saía, fazendo com que a pressão interna e externa fiquem igualadas e com isso o tímpano consegue relaxar e consequentemente volta ao normal. Seguinte, quando entrar na serra, pegue um chiclete, coloque na boca e comece a mascar…. Melhor tática.

O que achou do post? Comente logo abaixo 😀