O Rio de Janeiro é definitivamente uma das cidades mais famosas do Brasil, senão do mundo já que tem em suas terras uma das 7ª maravilhas do mundo. Mas afinal, de onde surgiu este nome?

Acontece que o Rio de Janeiro foi descoberto no dia 1º de Janeiro de 1502 quando portugueses navegavam explorando e avistaram a famosa Baía de Guanabara. Como eles acreditavam que ali havia um rio, batizaram a cidade de Rio de Janeiro, simples assim. Mas e depois?

A Baía de Guanabara era ocupada por índios tupinambás até que em 1º de novembro de 1555 franceses tomaram posse do lugar e formaram uma colônia. Então, os portugueses se uniram aos índios rivais dos tupinambás, os Temiminós, e juntos atacaram a colônia francesa que foi totalmente expulsa em 1567. Em 1º de março de 1565 os portugueses oficializaram o nome do local como São Sebastião do Rio de Janeiro que, após, foi modificado para apenas Rio de Janeiro.

por que rio de janeiro este nome tricurioso 1

Hoje a cidade é conhecida por ser um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, isso além de ser seu principal destino turístico internacional. Por lá as praias mais visitadas são Ipanema, Leblon e Copacabana, isso além das praias da Barra da Tijuca, Barra de Guaratiba, Arpoador, Flamengo, Abricó, Urca, Joatinga dentre outras. Além das praias, o que atrai muito os turistas é o Carnaval e seus belíssimos desfiles de escolas de Samba. Uma curiosidade interessante é que o Rio de Janeiro foi a segunda capital do Brasil até o dia 21 de Abril de 1965.

Interessante, não acha? Comente!