Lembra daquele filme onde os mocinhos naufragaram e agora precisam escrever S.O.S em letras gigantescas na areia para que alguém os ache? Esta sigla sempre me deixou bem curiosa e hoje é momento de finalmente acabar com esta duvida. Afinal, por que S.O.S significa perigo?

S.O.S é um sinal universal de perigo que foi originado a partir do Código Morse. Nele a letra S é representada por … e as letras O por – ou seja, S.O.S seria … – … e tudo isso para que seja mais fácil memorizar os pontos e as linhas. Anteriormente a sigla para socorro era CQD, porém era muito mais complexo traduzi-la para o código Morse, o que demorava demais e aumentava o risco das situações. Hoje S.O.S foi associado as frases Save Our Souls (salve nossas almas) ou ainda Save Our Succour (envie socorro).

S.O.S significa socorro

O primeiro pedido de socorro utilizando o S.O.S foi emitido via rádio pelo navio Arapahoe que ficou perdido no norte do continente americano em 1909. Este código deixou de ser usado em 1999 quando a Austrália decidiu não utiliza-lo mais. Mesmo assim, constantemente vemos na indústria cinematográfica referências a S.O.S, ou seja, ele continua tendo grande peso e significado na hora de pedir ajuda a alguém.

Você sabia que S.O.S surgiu em função do Código Morse? Comente!