Acho que todos aqui concordam que saber que as horas são é fundamentais para a vida do ser humano, além do mais quem não gosta de ver o relógio e perceber que falta apenas alguns minutos para aquela aula chata acabar, não é mesmo? Quando eu tinha mais ou menos 10 anos, meu professor de geografia me apresentou o relógio de sol, que não usava pilhas nem nenhuma bateria para que pudesse funcionar e eu não sei porque mas eu A-M-E-I aquilo, acho que pelo fato de que a luz do sol controla os “ponteiros” do relógio. Mas você sabe como ele funciona?

Sendo mais especifico, o relógio de sol é um relógio que indica as horas conforme a projeção da luz solar, ou seja, é um dispositivo que não depende de pilhas ou nada mecânico. Geralmente, esse tipo de relógio fica fixado em algum local plano, como o chão ou até mesmo uma bancada e possui uma haste encaixada na vertical, que é uma espécie de ponteiro conhecida como “gnômon”, inclusive é ele que faz a sombra à medida que o Sol se move. Vale lembrar que os numerais que indicam as horas são representados por números romanos. Ao decorrer do dia, o sol se move e com isso a sombra proporcionada por ele também muda indicando um novo horário.

como o relogio de sol funciona

Esse tipo de relógio não é muito confiável, já que ele não possui escalas de minutos, medindo somente as horas que são indicadas pela sombra feita pelo gnômon. Mesmo não sendo uma medida exata, para ter o máximo de resultado é preciso que sua haste seja alinhada com o eixo de rotação da Terra. Você mesmo pode criar um relógio solar em casa com matérias que quase todo mundo pode encontrar como: Um prato descartável como aqueles de festa de aniversário, um canudo para usar como gnômon e uma canetinha para anotar os numerais. Ah, quase me esqueci, é de suma importância você usa-lo em um dia ensolarado… Obviamente.

O que achou? Comente logo abaixo  e não se esqueça de compartilhar 😀