Seja você cis masculino ou feminino, é normal que deseje utilizar brinco para compor seu estilo. Este costume é tão presente em nossa cultura que muitos bebês já saem do hospital com as orelhinhas furadas. Mas afinal, por que usamos brincos? Vamos descobrir!

Infelizmente, os historiadores não sabem dizer exatamente quando os brincos começaram a ser usados. Porém, acredita-se tudo começou com as civilizações egípcias e persas que adornavam suas orelhas com pequenos enfeites de pedras e outro, mas isso não é consenso. Outros pesquisadores dizem que o costume surgiu na China quando meninas chinesas se casavam muito jovens.

por que usamos brincos tricurioso 1

Era costume que os casamentos ocorressem com meninas de 11 ou 12 anos e, por serem extremamente jovens, não ovulavam ainda e, claramente, não poderiam ficar grávidas. Erroneamente, os sacerdotes acreditavam que através da acupuntura, poderiam ‘curar’ este problema. Assim, eles furavam os lóbulos das orelhas das meninas com agulhas de ouro na tentativa de estimular a ovulação. Como isso acontecia apenas com as princesas, que eram tidas como exemplo, as outras jovens da época imitavam o gesto furando também suas orelhas, assim dando origem a moda.

Já os homens usam brincos desde a Pérsia e a Grécia antigas. Piratas e Índios também utilizavam o adereço desde o início dos tempos. Falando em tempos modernos, foi na década de 80 que a moda de utilizar brinco em apenas uma orelha apareceu graças ao cantor George Michael que o utilizava tanto em suas performances quanto no cotidiano.