Cachorros das mais diferentes raças comumente cavam ou raspam o chão com suas patas traseiras imediatamente após fazer cocô. Alguns cães também realizam essa ação depois de urinar, mas você sabe exatamente o porquê disso?

Este é um comportamento normal, pois é a maneira do seu cão deixar uma mensagem para outros cães que possam passar mais tarde pelo local. Os lobos, os ancestrais dos cachorros domésticos, realizam esse comportamento pelo mesmo motivo.

Cães têm glândulas odoríferas sob suas patas e entre os dedos. Quando um cachorro cava o chão perto de sua pilha de cocô fresco, o cheiro dessas glândulas é transferido para o chão. Antes dos cães serem domesticados, era bastante útil marcar o território deles usando o cheiro de suas glândulas. Cães selvagens e seus ancestrais lobos usam esse método de marcação para proteger territórios grandes demais para patrulhar.

Quando lobos e cães selvagens vagavam por algum lugar aberto, eles precisavam manter outros animais longe de seus territórios. Essa era a maneira dos cães protegerem suas fontes de alimento, por exemplo. Você pode pensar que as fezes dos cachorros são fedorentas o suficientemente para alertar os animais que estão competindo por áreas, mas grande parte do cheiro se perde quando as fezes secam. O cheiro das glândulas dos pés dos cachorros é mais duradouro. Além disso, as longas e profundas marcas de raspagem deixadas pelas patas e garras do cão permitem que outros animais saibam que seu cão é forte e poderoso.

por que os cachorros cavam o chao apos defecarem 1

Se o seu cão costuma cavar o chão depois de defecar e parar com a atividade repentinamente, pode ser um sinal de alerta. Quando os cães desenvolvem artrite ou outros problemas de saúde que afetam sua mobilidade, eles podem parar de cavar o chão. Além disso, à medida em que a artrite progride, os cães podem ter dificuldade em achar a uma posição agachada confortável para a defecação.

A maioria dos cachorros não pisa em suas próprias fezes enquanto raspam as patas. Ao contrário dos gatos, os cães não cavam e arranham o chão para encobrir o cocô. A intenção é deixar as fezes visíveis para outros cães, com um cheiro extra de marcação em torno do cocô. Por isso não precisa se preocupar com as ações de seu animalzinho, pois é um comportamento natural e instintivo que leva apenas um pouco de tempo e não causa danos significativos à paisagem na qual ele deixou a sua “marca”.

Achou interessante? Comente e compartilhe esse post! 😀