Você sabe o que chefs, bartenders e geneticistas têm em comum? Todos eles usam liquidificadores! Na cozinha, um liquidificador é o aparelho indispensável para transformar ingredientes sólidos em delícias líquidas, de vitaminas e shakes a molhos de saladas e sopas. E se você for um cientista, talvez precise dele para desalojar partículas de células bacterianas.

Liquidificadores foram inventados no início dos anos 1900 para ajudar a atender a demanda por bebidas lácteas maltadas que os médicos prescreviam para seus pacientes. Além disso, os liquidificadores rapidamente se transformariam em um novo método para preparar misturas de sorvete. No entanto, foi apenas em 1937 que o liquidificador alcançou a popularidade que tem hoje como um aparelho indispensável para misturar coquetéis.

Fred Waring, uma personalidade do rádio dos Estados Unidos, demonstrou interesse pelo liquidificador como um meio de fazer bebidas com alimentos crus, já que ele precisava fazer uma dieta após ser diagnosticado com uma úlcera. Ele fundou a Waring Company, que financiou o desenvolvimento e fabricação de uma versão melhorada do liquidificador. Waring o comercializou com o nome de Miracle Mixer. Posteriormente renomeado Waring Blendor, essa invenção revolucionária foi usada até mesmo por Jonas Salk, quando o cientista desenvolveu a vacina contra a poliomielite.

qual e a origem do liquidificador 1

Fred Waring e sua criação.

A base do liquidificador moderno contém um motor elétrico de alta velocidade, refrigerado por um mini ventilador, assim como os controles de velocidade. O peso da base ajuda a manter o liquidificador imóvel no balcão durante seu funcionamento. Em alguns modelos, a lâmina é presa ao invólucro, mas na maioria dos casos, a base da lâmina e do jarro são todas peças removíveis que se encaixam facilmente.

As lâminas de um liquidificador são feitas de aço inoxidável para uma maior durabilidade. A maioria dos modelos possuem quatro lâminas dispostas em várias posições e configuradas em diferentes ângulos. Isso resulta em um melhor contato entre a comida e as lâminas. A forma da jarra também desempenha um papel na eficiência do liquidificador, pois seu formato cônico ajuda a levar o alimento diretamente às lâminas.

Quando os alimentos começam a se liquefazer, o líquido segue a lâmina em um movimento giratório ao redor do recipiente, formando um “poço” próximo ao centro. O poço no centro de um liquidificador é raso, por isso, ele desloca o conteúdo da jarra conforme é atraído para o eixo da lâmina. Esse padrão circular ajuda a misturar os ingredientes mais rapidamente. Depois de todo esse processo, é só desligar o aparelho e se deliciar com a sua mistura!

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!