Já faz um tempo que falamos sobre para que servem alguns medicamentos, já fizemos sobre o Tylenol, Dorflex, Paracetamol e Laratadina e hoje decidi trazer sobre mais, dessa vez do Omeprazol, afinal, para o que ele serve? Quais suas contraindicações e como deve ser usado? Tem essas dúvidas? Então bora conferir, lembrando que antes de qualquer coisa você deve consultar um profissional na área para que assim ele possa te orientar. Dito isso, bora pro post!

O Omeprazol é um medicamento que reduz a acidez do estômago e por esse motivo é indicado para pessoas com gastrite e úlcera gástrica. Ele também pode ser usado para proteger a mucosa estomacal quando tomar anti-inflamatórios por mais de 3 dias. Caso você esteja pensando em comprar esse remédio poderá encontra-lo em qualquer farmácia como os respectivos nomes:  Losec, Prepazol, Victrix, Omeprasec entre outros. Vale lembrar que o preço de uma cartela com 7 cápsulas de 20mg é de, aproximadamente, 12 reais. Já a caixa de omeprazol de 40 mg com 7 cápsulas pode custar de R$ 10 a 30.

para que serve o omeprazol

Indicações e Modo de Usar

Este tipo de medicamento é indicado para o tratamento de esofagite de refluxo, gastrite, acidez estomacal, síndrome de Zollinger-Ellison, úlcera duodenal, úlcera do estômago e pacientes refratários a outros tratamentos e deve ser tomado em jejum, inteiro sem mastigar nem abrir a capsula, buscando sempre tomar na mesma hora. Caso as doses do remédio ultrapassem as 80 mg por dia, ele deve ser dividido em dois. Em algumas situações, o medicamento terá que ser injetado e é importante frisar que tal procedimento só pode ser feito por alguém habilitado.

Efeitos Colaterais e Contraindicações

Como tudo na vida, esse remédio também pode causar alguns efeitos indesejáveis, porém todos são reversíveis como dor de cabeça, diarreia, dor abdominal, vertigem, enjoo, vômito, candidíase, prisão de ventre, alteração do paladar, dor nas costas, fraqueza, cãibras e poliúria. Caso você utilize altas doses (40mg) continuamente por mais de 2 anos, pode acabar levando a deficiência de vitamina B12 e a demência. O remédio só não é indicado a pessoas que possuam alguma sensibilidade a um dos componentes do medicamento, por isso sempre leia a bula. Mulheres que estão com suspeita ou durante a gravidez e amamentação, só podem tomar o Omeprazol após uma analise médica, onde será verificado se os benefícios do tratamento superam os riscos que podem causar ao feto.

para que serve o omeprazol 1

O que vocês acharam do post? Comente logo abaixo 😀