Quem nunca passou aquela vergonha ao chegar em algum jantar cheia de fome e sua barriga emitir um bom e duradouro ronco que atrai a atenção de todos? O pior é quando o ronco sinaliza outra coisa… hehe Mas afinal, por que nossa barriga ronca?

Acontece que algumas bolhas de ar/gases se formam e se movimentam do estômago para o intestino delgado. Isso acontece com ele cheio e vazio também, porém quando estamos com fome e o ‘tanque’ está zerado, é mais fácil ouvir os barulhos. Agora, quer ouvir roncos absurdos peça para ouvir a barriga de alguém que acaba de comer. É durante a digestão que o verdadeiro barulho começa já que ao mastigar e engolir, acabamos levando muito ar para o estômago. Isso além do fato que diversos alimentos fermentam e formam muitos gases.

Barriga Ronca

Falando de forma mais técnica, essa movimentação de gás ou de líquido que ocorre é realizada por movimentos peristálticos dos órgãos gastrointestinais para que o alimento seja conduzido do esôfago até o intestino. Só é possível ouvir este ronco porque eles se formam nas paredes do abdômen e isso amplia bastante o sim Quanto maior a formação de gases, maior a chance de ser presenteado com esse som ‘maravilhoso’. Certo, mas quando estamos com fome, por que o movimento continua? Simples, para que todos os resíduos de alimentos sejam corretamente digeridos e eliminados para que possamos receber a próxima deliciosa refeição.

Interessante, não acha? Comente!