Curiosidades

Quem descobriu a célula? Como ela foi encontrada?

Todos aprendemos ainda no ensino fundamental que nosso corpo é formado por milhares de células e que cada uma desempenha uma função. Também sabemos que elas são muito pequenas e invisíveis a olho nu e isso me fez pensar… Quem descobriu a célula? Como ele fez isso?

Tudo aconteceu em 1665 quando o botânico inglês Robert Hooke desenvolveu a teoria das células. Para isso ele elaborou um experimento na conhecida ‘Royal Society of London’ (Sociedade Real de Londres) onde usou um simples microscópio da época – simples em comparação com as maravilhas tecnológicas que temos hoje – e observou pedaços de cortiça. Ao olhar com atenção, percebeu que o material possuia pequenos espaços divididos por firmes paredes que o formavam. Este pequeno espaço foi batizado por ele como célula em função do termo latim ‘cella’ que significa ‘pequeno quarto’.

Neste caso, o experimento foi realizado com células mortas, porém mesmo assim Hooke foi o descobridor da existência e também o responsável pelo seu nome, porém na época ele não sabia nada sobre a estrutura de uma célula, sua função ou até mesmo quais eram suas partes compositoras. Porém, não havia como fazer milagres também já que era 1665 e a tecnologia científica ainda era básica, não havendo grande poder de observação ao mundo micro. Logo, devemos aplaudir Robert Hooke em pé! hehe

Você conhecia esta informação? Comente!

Leia Também: