Certo dia, minha mãe me contou feliz da vida que havia comprado uma duzia de mudas da flor Onze Horas e quando a questionei sobre o porquê deste nome, prontamente ela me disse que os botões desta flor se abrem exatamente às 11h da manhã todos os dias. É claro que fiquei curiosa para saber se esta informação era verídica ou apenas mais um conto popular. Vamos descobrir juntos?

Pois é isso mesmo, meus amigos. As flores Onze Horas abrem seus botões todo santo dia exatamente às 11h da manhã, caso queira pesquisar, seu nome científico é Portulaca Grandiflora. Isso acontece justamente porque a intensidade de luz que incide sobre ela às 11h é a ideal para que suas pétalas se abram e ela seja iluminada por dentro também. Elas são plantas cujas folhas são suculentas e os paisagistas as adoram, utilizando constantemente em jardins de forma ornamental. Ela é bem pequena, mas muito bonita, alcançando 30 centímetros e crescendo rapidamente. Suas folhas são bem espessas, tendo até 2 centímetros de comprimento.

flor onze horas abre neste horario tricurioso 1

A maior vantagem da Onze Horas é que ela pode ser plantada em qualquer região do país já que ela é bastante resistente e suporta até geada, isso fora a necessidade de estar exposta ao sol por no mínimo quatro horas diárias. Para planta-la, o ideal é esperar o verão e escolher solos irrigados, permeáveis e férteis. Também é importante misturar parte terra vegetal e parte terra comum, areia também é bem-vinda. Agora, um alerta: jamais a regue enquanto suas pétalas estão abertas.

Interessante, não acha? Comente!