Muitas pessoas temem ser picadas por uma abelha sempre que se deparam com esse bicho voador. Nossa resposta a ver tal inseto se aproximando de nós, ou simplesmente ao ouvir o zumbido que nós associamos com as abelhas, é correr na direção oposta ou ficar muito quieto e esperar que elas nos deixem em paz. Uma vez que as abelhas estejam fora de vista, podemos finalmente respirar aliviados e retornar ao que estávamos fazendo antes que o terror voador nos deixasse em pânico. Mas por que temos uma reação tão forte? A picada é realmente tão ruim assim? Para um melhor entendimento, vamos olhar as coisas do ponto de vista da própria abelha.

As abelhas são insetos sociais que vivem em grandes colônias. Eles picam principalmente como um mecanismo de defesa, uma maneira de proteger a colmeia. Portanto, quando um ninho de abelhas é perturbado, uma colmeia inteira de abelhas operárias irá voar atrás do intruso e, sem piedade, picá-lo para manter sua colônia a salvo. Uma única picada de abelha é apenas o começo de uma reação em cadeia e é por isso que as abelhas podem ser tão aterrorizantes. Uma simples ferroada libera feromônios que alertam as outras do perigo, o que, por sua vez, as leva a uma irritação generalizada.

por que uma picada de abelha doi tanto 2

As abelhas operárias são as abelhas que protegem a colmeia através de picadas. Elas possuem uma pequena bolsa que se enche do veneno chamado apitoxina. Outra característica interessante dessas abelhas operárias é que seu ferrão é farpado, em contraste com o ferrão da abelha rainha, que é liso. Esse é exatamente um dos fatores principais do incômodo da picada, pois o ferrão entra “serrando” a pele.

A ironia fica por conta de que são os ferrões farpados das abelhas operárias que põem em perigo a própria vida delas. Dependendo da espessura da pele do animal, é provável que o ferrão farpado da abelha fique preso na pele. Por essa razão, quando uma abelha operária pica um animal com pele grossa, como um ser humano, ela é incapaz de retrair seu ferrão e é posteriormente forçada a deixá-lo preso na pele da vítima, juntamente com alguns de seus músculos e nervos.

por que uma picada de abelha doi tanto 1

A má notícia é que, além de ser doloroso, o ferrão continua a injetar veneno em sua vítima por até 10 minutos após a picada inicial. Para aquelas pessoas com alergia ao veneno, as coisas podem ficar muito piores, pois podem sofrer choque anafiláticos e até a morte se não forem tratadas rapidamente. Em outras palavras, tenha cuidado. As abelhas são insetos dóceis que apenas pensam em suas vidas diárias e cuidam de seus próprios negócios. No entanto, se você perturbá-las de alguma forma, você vai sentir muita dor pelo seu corpo.

Já foi picado por uma abelha? Compartilhe a sua experiência nos comentários! 😀