Eu estava esses dias estudando para minha prova de biologia e me deparei com uma grande dúvida: Qual a diferença entre um polvo e uma lula? Como vocês devem saber, eu já trouxe aqui para o TriCurioso vários posts diferenciando animais que todos acham que são iguais, então nada mais justo do que eu fazer um sobre esses dois animais aquáticos, não é mesmo? Além do mais, enquanto eu faço esse post eu acabo estudando pra prova por tabela, ou seja, sinônimo de perfeição. Espero que gostem!

Se formos analisar, ambos os animais possuem uma cabeça e vários tentáculos e por isso muita gente acredita que é o mesmo, porém há várias diferenças entre eles. A mais evidente é o formato do corpo, já que as lulas são alongadas em formato de tubo e polvos são mais arredondados. Eu gosto de diferenciar assim: A lula tem uma cabeça pontiaguda e o polvo uma redonda, simples simples. Outra diferença é que, além dos oito tentáculos presentes em ambos, as lulas ainda têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo, já os polvos, não.

qual a diferença entre o polvo e a lula

O comportamento de ambos também são distintos: As lulas costumam nadar bem perto da superfície onde conseguem os seus alimentos, enquanto o polvo nada se arrastando no chão. A última diferença é que os polvos pertencem à ordem Octopoda que inclusive é dividida em duas partes: Cirrata, que agrupa os polvos que vivem em águas mais profundas e Incirrata, formada exclusivamente por animais mais costeiros. As lulas, por sua vez, fazem parte da ordem Teuthoidea, que também é dividida em duas partes sendo elas a Myopsida e Oegopsida, cuja diferença básica é a existência ou não de uma membrana sobre os olhos.

Bom, eu realmente não sabia quase nenhuma diferença entre os dois animais, tirando aquele esquema da cabeça que disse anteriormente. Se cair alguma questão pedindo para diferenciar os dois animais na prova, pode ter certeza que eu vou acertar em cheio. Mas e você, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀