Você provavelmente já sabe que para o bem do meio ambiente, assim como o seu próprio bolso, você deve controlar o uso da água. Você já pode até estar desligando a torneira quando fica se ensaboando no chuveiro e usa sua máquina de lavar apenas quando tem várias roupas acumuladas. Mas e fora de casa? Será que existe um jeito certo de economizar água ao molhar as plantas?

O costume de criar plantas em casa sempre foi algo comum da humanidade, independente da cultura e por incrível que pareça, mesmo nas regiões mais secas do nosso planeta, até metade da água usada por uma família pode ser dedicada aos cuidados do gramado e do jardim. Mas a boa notícia é que você pode limitar o gasto de água e desperdiçar o mínimo simplesmente mudando a hora do dia em que você irriga as plantas.

qual e a melhor hora do dia para regar as plantas 1

Ao chegar em casa no início da tarde e ver suas flores e vegetais favoritos murchando, você provavelmente corre para ligar a mangueira. No entanto, essa não é a melhor decisão a se tomar em termos de eficiência. Quando você rega as plantas durante a parte mais quente do dia, até 30% da água simplesmente evapora por causa do calor do sol e não beneficia suas plantas. Em vez disso, você deve regar no início da manhã ou no final da tarde ou à noite, para que suas plantas obtenham o máximo benefício com a menor quantidade possível de água. Você também deve observar que muitas plantas levemente murchas “voltarão à vida” nas partes mais frias do dia, mesmo sem molhá-las.

Você também pode reduzir a água utilizada para paisagismo ou jardinagem se tiver certeza de que a maior parte da água que sai da torneira vai para as raízes delas, em vez de suas folhas ou flores. O método mais eficiente é a irrigação por gotejamento. Lembre-se também de não regar demais! Muita água pode ser tão ruim para as plantas quanto a ausência de irrigação.

Ou seja, usar menos água na jardinagem não significa que suas plantas morrerão de sede e sua casa vai virar um deserto do dia pra noite. Muito pode ser feito simplesmente aprendendo a não desperdiçar a água que você usa diariamente. O meio ambiente agradece!

Gostou desse post? Compartilhe e deixe o seu comentário! 😀