Há alguns dias um emoji inusitado, de avião, surgiu e sumiu muito rápido no Facebook: também chamado de Plane react. Simplesmente uma das coisas mais aleatórias e sem sentido que aconteceram na rede ultimamente. Imagine você assiste a um vídeo ou percebe uma imagem que te desperta uma certa emoção, você vai lá e…

atencao passageiros do facebook emoji de aviao cancelado plane reaction tricurioso

PÁ! Chega um avião na sua timeline.

E a internet, que, ao contrário de Deus, não perdoa, começou a postar a tag #addplanereact nas conversas e posts da rede social, com direito, inclusive, a criação de uma página para o emoji (Atualização: A página foi retirada do ar pela equipe da rede social).

atencao passageiros do facebook emoji de aviao cancelado plane reaction tricurioso04

atencao passageiros do facebook emoji de aviao cancelado plane reaction tricurioso05

O titio Zuck, mais conhecido como androide Mark Zuckerberg, logo ao perceber a confusão, tratou de se desculpar publicamente com os usuários do Facebook e inclusive entrou na brincadeira alegando que o react “não tinha permissão para decolar” e foi liberado em meio a processos num evento de hackathron (um evento no qual programadores, designers e desenvolvedores de software se reúnem para discussão de ideias, maratonas de programação, formação de networkings, etc) e algum engraçadinho acabou incluindo o avião pimpão no meio dos reacts da rede social.

atencao passageiros do facebook emoji de aviao cancelado plane reaction tricurioso06

Apesar do clima descontraído, por outro lado, esta simples brincadeira pode revelar grandes falhas de segurança no sistema de programação da rede. Se qualquer pessoa que entenda de programação pode alterar um emoji, quer dizer que ela pode acessar aos dados que permitem isto e se ela pode ter acesso a esses dados, poderiam também acessar dados pessoais de qualquer usuário.

atencao passageiros do facebook emoji de aviao cancelado plane reaction tricurioso03

E aí, será que a segurança de nossas informações voou pelos ares? Comente!

 

ah, e #addplanereact 🙂