Quantas vezes você já não perdeu seus arquivos mais importantes? Muitas né? E  você tem backup? O HD queimou e você perdeu tudo o que você passou anos ou meses guardando. Também quando mudamos de computador ou de HD e precisamos transferir tudo que tem em um para outro. Não é horrível? Se você entende um pouco mais de computação, é possível que saiba fazer isso tranquilamente, mas para quem não sabe esse problema é uma tortura. Por muitas vezes a pessoa acaba desistindo dos velhos arquivos ou salvando apenas o que mais precisa.

É para prevenir estes problemas que é importante sabermos realizar backup’s. A prática do backup, em si, é o ato de armazenar tudo de seu HD, ou o que você precisar, em um segundo local. Isto serve para que, caso acabe perdendo ou danificando o primeiro dispositivo de armazenamento, você não perca seus arquivos. Em geral, os sistemas operacionais já trazem uma forma de você fazer seu backup inteiro. Especialmente o Windows 10 que já possui uma forma de fazê-lo. Mas podemos precisar de algo mais específico, ou de uma interface de maior compreensão. Pensando nisso, o TriCurioso quer te apresentar um programa muito útil para a prática do backup.

O programa se trata de uma solução de backup e recuperação da EaseUS. A empresa nos mandou uma licença para que possamos testar o EaseUS Todo Backup Home. Este software tem a finalidade de facilitar o processo de backup tanto para usuários mais experientes quanto para leigos. Ele tem a intenção de ajudar tanto que sua própria interface é simples, limpa e fácil de interpretar. É importante que a tela de um programa seja limpa para que novos usuários possam familiarizar-se mais tranquilamente com o software em questão. Por isso, se você é daqueles que geralmente tem dificuldades com programas que prometem fazer isso, não se preocupe que com o Todo Backup você consegue sim fazer tudo o que precisa.

tela inicial trial version tricurioso

E mesmo que você já seja um usuário mais avançado de computação, Todo Backup ainda pode ser muito útil. Se você é, por exemplo, um técnico de manutenção em informática que constantemente precisa fazer transferências de dados de um HD para outro fazendo uso de clonagem, este software também pode ajudar bastante. Você pode descansar um pouco, pois o Todo Backup realiza clonagem de partições até do sistema inteiro, assim mantendo arquivos, dados e configurações; de fazer o backup de partições específicas de seu computador, ou seja, caso alguma delas já esteja danificada, você ainda poderá resgatar as que estão em bom estado.

A EaseUS Software trouxe todas as ferramentas que se espera de um programa de backups além de outras funcionalidades como o backup inteligente. Com esta ferramenta você consegue proteger constantemente arquivos que edita com frequência. Por exemplo, caso você tenha uma pasta que contém um livro no qual você está trabalhando e precisa deixar ele guardado em seu HD, o backup inteligente do Todo Backup mantém as duas versões (da cópia e original) em sincronia, atualizando, por padrão, a cada 7 dias.

tela backup inteligente tricurioso

Mas com tanta funcionalidade e praticidade assim, ele é gratuito? Bom, o EaseUs Todo Backup Home está disponível na versão gratuita e na versão paga. Na versão gratuita, é claro, existem limitações como: não é possível realizar a criação de um Windows portátil em USB, cópia de email do Outlook, a transferência de sistema para um PC diferente, etc. Já a versão paga permite um uso muito mais completo do programa, permitindo o uso de diversas ferramentas extras, como as citadas neste parágrafo. Caso você deseje testar a versão paga, existe o famoso “Trial”, que é o teste para softwares pagos. Com ele, você pode testar o software por 30 dias e então decidir se irá compra-lo ou não.

diferenças gratuito pago tricurioso

E esta foi a nossa dica deste programa que pode facilitar muito sua vida computacional. Afinal de contas, nos dias de hoje, sem backups estaríamos eternamente perdendo coisas. E, já que aqui falamos sobre curiosidades aqui vai uma: você sabia que as Torres Gêmeas tinham um problema de backup? Pois é, os dados que estavam em uma delas tinham uma cópia na outra. Então, desta forma, quando as duas foram atacadas, todos os dados foram perdidos por completo. Isso demonstra ainda mais a necessidade de backup nos dias atuais.