Donuts são pequenos bolos em forma de rosca bastante populares nos Estados Unidos. Se você é um fã dos Simpsons é bem provável que você já tenha visto o Homer devorando rapidamente um desses em algum episódio. Mas, embora haja um certo humor em toda a cultura dos donuts, também existe um lado mais sério. Por isso, listamos aqui cinco fatos que você talvez não saiba sobre essas deliciosas rosquinhas.

1. Eles eram originalmente chamados de “bolos oleosos”

coisas que voce nao sabia sobre os donuts 1

Definitivamente, esse não é um nome de algo muito apetitoso, não é mesmo? Os historiadores acreditam que os donuts chegaram na América através dos holandeses que tinham uma sobremesa chamada olykoeks (“bolos oleosos”), que eram bolos doces de massa frita em óleo ou banha e servidos durante as férias de Natal. Em meados do século 19, uma mulher do Maine chamada Elizabeth Gregory fritou um pouco de massa para seu filho, que era marinheiro, para levar em suas viagens. Ela colocou nozes no centro da massa e criou o que viria a ser o donut atual. No entanto, alguns historiadores também especulam que o donut pode ter se originado na Inglaterra por volta do ano 1800.

2. A origem do buraco no meio

coisas que voce nao sabia sobre os donuts 2

Registros dão conta de que o Capitão Hanson Gregory fez o primeiro furo do donut quando ele espetou um dos bolinhos feitos por sua mãe no timão do seu navio. Isso permitiu que ele mantivesse as mãos livres para dirigir a embarcação. Outra versão diz que Gregory supostamente usou a tampa de uma lata para fazer o buraco, o que tornaria os donuts de sua mãe mais fáceis de serem fritos e não ficarem com um centro cru e bordas queimadas.

3. Sim, os policiais americanos realmente comem donuts

coisas que voce nao sabia sobre os donuts 3

Tudo começou na década de 1950 quando os policiais passaram a utilizar carros e, consequentemente, precisar de algum lugar para estacioná-los e preencher a papelada durante as rondas noturnas. As lojas de donuts começaram a se proliferar na mesma época e muitas vezes ficavam abertas até as 3 ou 4 da manhã, o que acabou atraindo os policiais para esses estabelecimentos. Além disso, muitas dessas lojas davam até descontos para os guardas, pois elas acreditavam que ter policiais por perto ajudaria a garantir uma maior segurança no local.

4. Eles têm mais calorias do que você imagina

coisas que voce nao sabia sobre os donuts 4

Donuts são um deleite para quase todo mundo, mas aqueles que estão preocupados em perder peso deveriam evitá-los. Um donut de chocolate da Dunkin ‘Donuts (uma das maiores redes de franquias do ramo) possui mais de 400 calorias, 12 gramas de gordura saturada e 19 gramas de açúcar! Para contornar esse problema, alguns nutricionistas sugerem que você tente dividir o donut com um amigo. Até parece que alguém vai fazer isso…

5. A guerra impulsionou a popularidade das rosquinhas

coisas que voce nao sabia sobre os donuts 5

Durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados americanos recebiam donuts como parte da alimentação, consolidando a imagem popular do doce. A mesma coisa aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial e muitos dos veteranos chegaram a até abrir lojas das rosquinhas! Isso tudo ajudou a impulsionar a venda dos donuts e boa parte de sua popularidade nos dias atuais é decorrente disso.

E você? Já provou uns donuts? Deixe o seu comentário!