Muitas pessoas usam ela para plantar seus vegetais, enquanto outros simplesmente odeiam o fato dela ficar impregnada em nossas roupas, principalmente nas de cor branca. No entanto, poucas pessoas se perguntam por que a terra é geralmente marrom, não é mesmo? Afinal, por que ela possui essa coloração?

Se você observar bem, na maioria dos lugares onde os seres humanos vivem também existe água e vegetação. Estas são as áreas onde as coisas podem crescer naturalmente e é por isso que as pessoas escolhem se instalar nessas regiões. Consequentemente, estas também são as áreas onde essas mesmas coisas que crescem posteriormente vêm a morrer. Plantas e animais são formas de vida baseadas no carbono e, quando morrem, começam a se decompor.

Quando um animal morre ou a folha de uma planta murcha e cai, os micróbios do local começam fazer um verdadeiro “banquete” da matéria. Esses pequenos devoradores começam a quebrar essas formas de vida baseadas em carbono com certas enzimas que podem separar o material em pedaços menores e torná-lo mais fácil de digerir. Grande parte do carbono presente nessas plantas e animais também entra nas células dos micróbios.

por que a terra e marrom 1

Obviamente, esses micróbios não vivem para sempre e muito menos conseguem lidar com a enorme quantidade de forragem de carbono no mundo. Então, quando morrem, seus corpos recheados de carbono se juntam à crescente pilha de matéria em decomposição no solo. Grande parte do carbono é liberado de volta à atmosfera na forma de dióxido, mas boa parte dele também permanece na terra, dando a sua coloração característica.

Portanto, as terras de locais que possuem vida animal, microbiana e vegetal tendem a adquirir um pigmento marrom devido ao seu alto teor de carbono. Mais especificamente, existem polímeros de carbono chamados compostos húmicos que são encontrados em altas concentrações nesses solos. Assim como a cor de qualquer objeto que você vê, a cor da terra depende de qual comprimentos de onda de luz o objeto absorve ou reflete. Esses polímeros de carbono tendem a absorver quase todas as cores do espectro de luz, refletindo apenas uma cor marrom opaca, exatamente a que conseguimos enxergar.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!